As fortes chuvas que atingiram a capital paulista entre a noite de  Domingo e a madrugada desta segunda-feira, 16, representaram o maior  volume de precipitações para um mês de janeiro dos últimos 68 anos. O  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que em 24 horas  foram 115 milímetros de chuva, segundo a estação meteorológica  convencional do Mirante de Santana. O recorde anterior foi de 127,4 mm  do dia 12 de janeiro de 1949.

Considerando todos os meses,  é também a maior chuva em 24 horas desde 25 de maio de 2005, quando se  totalizou 140,4 mm. Segundo o Inmet, o recorde absoluto de chuva em 24h  no Mirante de Santana é de 151,8 mm, registrado em 21 de dezembro de  1988.

Com a chuva desta madrugada, o mês já totaliza  volume de 271,2 milímetros, superando em 10 mm a média histórica de  janeiro, iniciada em 1943.

O Estado de São Paulo continua com  alerta de chuvas intensas, pelo menos até esta terça-feira, 17. De  acordo com o Inmet, durante a tarde desta segunda, o deslocamento de uma  área de baixa pressão deve promover nova rodada de tempestades no  Estado.

Nas regiões do oeste paulista, como Mogiana, Alta Mogiana e Vale do Ribeira, há maior probabilidade de temporais.