21/01/2003 - 8:00
Prepare-se. Você acaba de entrar em um santuário de saúde e beleza, inspirado na antiga cultura maia, povo que habitou a Península de Yucatán, no sul do México, até 1697, quando o último templo caiu nas mãos dos conquistadores espanhóis. O hotel JW Marriott, um dos mais luxuosos de Cancún, em Yucatán, resgatou um pouco da história, dos hábitos e da tradição desse povo milenar e criou o primeiro spa baseado nos rituais maias, que reúne tratamentos estéticos, banhos de águas medicinais e massagens com flores, pedras preciosas, cristais, mel e frutas. Ainda não entrou no clima? Falta pouco para você entender por que o spa do JW Marriott é uma atração à parte no requintado complexo hoteleiro, que inclui o CasaMagna, um charmoso hotel inspirado nas antigas fazendas mexicanas, ligado por uma passarela ao JW.
Logo na chegada ao spa, você é recepcionado com água fresca da Jamaica, suco feito à base de uma exótica flor, que os sacerdotes da antiga civilização acreditavam purificar o corpo e o espírito. Devidamente purificado, um terapeuta corporal surge para levá-lo até uma das 16 salas privativas, com vista para o mar azul-turquesa do Caribe. Dentre a infinidade de opções de tratamentos, uma boa escolha é a escultura com jade e rosas, ritual que preparava os nobres para as cerimônias religiosas, dos casamentos aos sacrifícios humanos.
Antes de iniciar o tratamento, a profissional (geralmente de origem maia) faz uma oração ? no idioma de seus ancestrais ? e pede paz, harmonia e, claro, a permissão dos espíritos para realizar o ritual. Após uma relaxante massagem, o seu corpo é coberto por algas marinhas, pétalas de rosas vermelhas e pedras de jade, enquanto um música suave com sons de flautas e tambores toca na sala, que está à meia luz. As rosas e o jade, segundo a tradição, revitalizam o corpo e aliviam as tensões.
A essa altura do campeonato você tem certeza de que poderia ter sido uma rainha (ou rei) maia em algum lugar do passado. E ainda não acabou.Após uma ducha, outra sessão de massagem e, ao final, a terapeuta joga um pouco de ouro em pó no seu corpo.
Diz que é para dar-lhe sorte e abundância. ?Todos os tratamentos respeitam as crenças e utilizam as fórmulas e essências da ancestral medicina terapêutica, reconhecida pela sua eficácia?,diz Cynthia Graf, diretora do spa, que durante três anos pesquisou os hábitos desse povo que habitou a América Central por 20 séculos, criou o calendário e fez grandes descobertas nas áreas da astronomia e cosmética. O preço de cada tratamento gira em torno de US$ 150,00 e não está incluído na diária do hotel.