Tempos atrás, encontrar um homem em uma clínica de estética ou em um spa era cena tão rara quanto ver uma mulher dirigindo um caminhão ou com as mãos sujas de graxa consertando um motor. Hoje, qualquer uma dessas situações já não surpreendem. No caso dos homens, cada vez mais eles são frequentadores de tratamentos oferecidos por casas que antes eram dominadas por mulheres. Tanto é que entre 30% e 35% do faturamento dos spas brasileiros vem de serviços oferecidos exclusivamente ao público masculino, em um setor que movimenta mais de R$ 250 milhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spas. No País, há mais de 800 estabelecimentos, o que representa 50% de todos os spas que operam na América Latina.

 

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Fugindo do rotina: no The Spa at Renaissance, em São Paulo, os homens

já representam 55% dos clientes. A maioria são executivos

e empresários em busca de relaxamento

 

Mas engana-se quem pensa que homens e mulheres buscam os mesmos serviços quando se trata de centros de estética. Segundo Larissa Tiemi, gerente do spa do hotel Tivoli São Paulo Mofarrej, a procura principal do público masculino é por tratamentos relaxantes. “Tem muito a ver com a rotina cansativa e o estresse da cidade grande”, diz. O local recebeu o nome de Elements Spa by Banyan Tree, uma bandeira tailandesa de terapias. Embora um terço dos frequentadores dos spas no Brasil sejam homens, em alguns, como o Elements Spa e o The Spa at Renaissance, em São Paulo, chegam a ter 55% de sua clientela destinada para homens. “Atendemos, principalmente, executivos”, afirma Andrea Britto, supervisora do The Spa at Renaissance. 

 

Segundo ela, a localização, bem próxima da agitada avenida Paulista, centro financeiro do País, é um fator que atrai executivos. “Percebemos essa oportunidade de mercado e vamos focar cada vez mais no público masculino.” Tanto que já existem planos para reformular o menu de tratamentos, com serviços específicos para os homens. Um dos mais pedidos, o Gentlemen’s Retreat, por exemplo, inclui massagem com intensidades mais fortes, como a esportiva ou o shiatsu, além de tratamento facial com produtos de beleza para a pele masculina. Apesar de não estar inserido em uma cadeia de hotéis frequentada por executivos, o spa Kennzur tem se aproveitado dessa tendência. 

 

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Na cidade ou na praia: hotéis e spas de luxo,

como o Tabatinga Hotel (acima) investem em serviços exclusivos

para o público masculino. O Kennzur (ao centro) possui vista ao parque

do Ibirapuera e o Nau Royal, em Camburi, mantém parceria com a L’Occitane

 

Cristiane Poeta, proprietária do espaço, aproveitou a localização privilegiada, com vista para o parque do Ibirapuera, para atrair esse público. “Os homens estão buscando mais qualidade de vida”, diz. Quem busca tratamentos fora dos centros urbanos também encontra várias opções na praia. Dois elegantes hotéis de luxo do litoral paulista, o Tabatinga Hotel, em Caraguatatuba, e o Nau Royal, um hotel-butique na praia de Camburi, em São Sebastião, possuem serviços dedicados a homens e a casais. “Fizemos uma parceria com a francesa L’Occitane para treinar nossa equipe, fornecer produtos e tudo que o há de melhor para o público masculino”, diz Roberto Ibrahim, proprietário do Nau Royal. 

 

Já o Tabatinga oferece um cardápio com serviços de drenagens e hidratação específica para homens, reflexoterapia, além de métodos de relaxamento a base da medicina oriental. “As sessões de ioga-ayurvédica são requisitadas principalmente pelo público masculino, por serem realizadas sempre no chão”, afirma Marcelo Akabane, diretor do hotel. “ Isso facilita o alívio das tensões, o fortalecimento do sistema imunológico, o estímulo de músculos e da circulação, além de contribuir para maior flexibilidade do corpo e claro, combater o estresse, algo que os homens conhecem muito bem.”