Todos os dias, quatro milhões de cães e gatos são alimentados no Brasil com produtos da Special Dog Company. A empresa, uma das maiores do setor de pet food no País, faturou R$ 1,9 bilhão em 2022, com perspectiva de crescimento em 2023 (a receita ainda não foi divulgada). Esses números, por si só, já poderiam ser suficientes para demonstrar o sucesso da companhia, fundada em 2001, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Mas eles planejam também ser referência em sustentabilidade.

“Essa responsabilidade na forma de se relacionar com a sociedade, e seus colaboradores, sempre foi um ponto forte da empresa”, disse à DINHEIRO João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog. “Com esse departamento, criado em 2015, a gente quis transformar as práticas isoladas que já existiam em um grande valor de sustentabilidade para a organização.”

O norte passou a ser, então, a agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), com a adoção de boas práticas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). “Quando surgiu o movimento mais forte do ESG, em 2020, muitas empresas foram pegas de surpresas. Mas a Special Dog já estava trilhando esse caminho há cinco anos. E veio como uma grande oportunidade, um grande diferencial competitivo no mercado”, afirmou Figueira. “E essas ações ganharam velocidade.” Tudo isso virou um pacote de ações chamado Mais Sustentabilidade.

Para o gerente de desenvolvimento sustentável, João Paulo Figueira, a Special Dog estava pronta quando os conceitos de ESG começaram a ganhar força (Crédito:Divulgação )

RELATÓRIO

Recentemente, a empresa divulgou seu primeiro relatório de sustentabilidade, referente ao ano de 2022, com dados importantes sobre metas e, principalmente, avanços já conquistados. Um dos mais significativos mostra que a companhia alcançou 98,85% de índice de reciclabilidade de sua fábrica.

“Num universo de 400 toneladas de resíduos que a gente gera, conseguimos reaproveitar quase a totalidade e desviando de aterros sanitários”, disse Luis Felipe Moreira, coordenador de meio ambiente da empresa.

(Divulgação)

Com essa iniciativa, a Special Dog recebeu a certificação Lixo Zero, emitido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validado pela organização internacional Zero Waste International Alliance. “Além de diminuir resíduos, a gente sempre buscou dar destinação mais nobre para esses materiais. Por isso, trouxemos uma auditoria para conseguir essa certificação”, afirmou Moreira.

• No caso de resíduos, a empresa criou, na matriz, uma unidade de compostagem. Todo resíduo orgânico gerado no refeitório, por exemplo, é destinado para essa unidade, que vira uma mistura com folhas secas e que depois é utilizado nas hortas.

• A gestão hídrica também é outro ponto focal da companhia. Em média, a Special Dog alcançou economia mensal de 8 milhões de litros de água potável. Em 2022, essa redução chegou a 99,3 milhões de litros. “Para minimizar o impacto ambiental, a gente busca fontes alternativas para fazer esse abastecimento e cada vez tirar menos do lençol freático”, afirmou o coordenador de meio ambiente. “Hoje, 39% da água que a gente utiliza vem de fontes alternativas, como captação de água de chuva.”

Nesse sentido, a empresa estabeleceu uma meta de redução de 15% do consumo absoluto de água primária até 2025 e de 50% até 2030. “E só possível colher esse resultado fazendo de forma coletiva. Todos precisam contribuir para o objetivo ser alcançado”, disse Moreira.

No bem-estar animal, que, na realidade, já faz parte do core da empresa, a intenção era entregar bem mais. Uma das ações nesse pilar foi a entrega mensal de 9 mil toneladas de alimentos pet para ONGs e cuidadores que possuem animais em situação de vulnerabilidade social. “A gente faz esse trabalho muito próximo, com acompanhamento técnico, e entrega nossos produtos com a melhor qualidade, os mesmos que vão para os supermercados”, disse o gerente de desenvolvimento sustentável.

A empresa também assumiu a gestão, em parceria, de mais de 50 bancos de sangue para pets, que também precisam de transfusão em casos de doença ou acidente.

Hoje, para a companhia, sustentabilidade faz parte do valor da empresa. “A gente consegue, junto a outros argumentos de venda, entregar ações sustentáveis. Nosso mote é o que for melhor para o seu pet, também pode ser melhor para o mundo”, afirmou Figueira.

Isso mostra que, para a Special Dog Company, o lucro tem tanta relevância quanto o impacto social na cadeia do setor. E, claro, a satisfação dos bichinhos.