A Spirit Airlines entrou com pedido de recuperação judicial, anunciou a companhia aérea de baixo custo dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 18, após enfrentar uma longa série de prejuízos trimestrais, tentativas frustradas de fusões e dívidas prestes a vencer.

A companhia, conhecida por sua pintura amarela vibrante, vinha acumulando perdas apesar da forte demanda por viagens, devido a custos operacionais mais elevados.

Os problemas da Spirit se agravaram após sua fusão planejada com a JetBlue Airways fracassar em janeiro, além do impacto do problema nos motores Pratt & Whitney Geared Turbofan (GTF) da RTX, que paralisou muitas de suas aeronaves.

A companhia aérea listou ativos e passivos estimados entre 1 bilhão de dólares e 10 bilhões de dólares cada, de acordo com o processo judicial apresentado nesta segunda-feira.

A Spirit firmou um acordo com seus “bondholders”, o que deve reduzir o total da dívida e dar maior flexibilidade financeira.

Empresa segue operando

Como parte do processo de recuperação judicial nos EUA, denominado “Chapter 11”, a companhia recebeu um compromisso de investimento de 350 milhões de dólares de bondholders.

Eles também financiarão 300 milhões de dólares na modalidade “debtor-in-possession” (DIP), que, junto ao caixa disponível, deve apoiar a companhia no processo de recuperação judicial.

A empresa afirmou que continuará operando seus voos durante o processo e que os clientes podem fazer reservas e voar sem interrupções.

A Spirit espera ser retirada da Bolsa de Valores de Nova York em breve e prevê sair da recuperação judicial no primeiro trimestre de 2025.

As ações da Spirit, cuja negociação foi suspensa nesta segunda-feira, caem mais de 90% no ano.