O Spotify apresentou na quinta-feira (23), uma nova função na plataforma: um “DJ” criado por inteligência artificial que cria e comenta listas de reprodução personalizadas através do gosto musical do usuário.

A novidade está na versão beta para alguns usuários nos Estados Unidos e Canadá e ainda não há previsão de lançamento para o público e nem quando estará disponível para a versão gratuita do serviço de streaming de músicas.

+ Nubank lança cartão para clientes cegos ou de baixa visão

O recurso DJ criará uma programação selecionada de músicas, juntamente com comentários sobre as faixas e artistas através de uma voz realista. Ele classificará as músicas mais recentes e relembrará algumas das músicas antigas favoritas do usuário, assim como trará novas sugestões de artistas.

Se não gostar de uma sugestão, basta tocar no botão DJ e ele irá mudar a canção, num processo em que mais o usuário utilizar o recurso, melhores ficam as recomendações.

Como o “DJ de bolso” funciona?

A nova função utiliza a tecnologia de personalização do Spotify, que oferece uma lista de recomendações musicais com base no gosto do usuário, e uma inteligência artificial com tecnologia OpenAI.

Confira o vídeo promocional do Spotify sobre a novidade: