08/06/2005 - 7:00
Atenção, correntistas. Se você sentir algo diferente no ar na sua próxima conversa com o gerente de banco, desconfie. Afinal, o ambiente poderá estar impregnado de oxitocina, um composto químico que estimula a confiança. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Zurique mostrou que pessoas que utilizaram um spray de oxitocina passaram a confiar mais em seus administradores de recursos.
O experimento simulou uma aplicação financeira. Os investidores receberam 12 créditos monetários, cada um no valor de 40 francos suíços. Cada participante podia escolher a quantidade que repassaria ao seu administrador, que teria liberdade para aplicar esses recursos. Entretanto, independente da rentabilidade alcançada, o valor a ser repartido ao final com o cliente seria decidido pelo próprio administrador, que poderia, inclusive, não devolver nada. Dos 29 investidores que inalaram um spray nasal com oxitocina, 13 repassaram todos seus recursos. Dos outros 29 que receberam um placebo, apenas 6 investiram os seus créditos.
Publicada na edição da semana passada da revista Nature, o experimento já dá o que falar. Um dos principais questionamentos é sobre o uso da oxitocina. Será que os bancos ou as lojas de departamento poderiam espalhar a substância em seus ambientes via sistemas de refrigeração, aumentando a confiança dos consumidores e clientes, que comprariam e investiriam mais? ?É possível, mas seria algo muito extravagante?, disse o neurologista Antonio Damasio, da Universidade de Iowa. Para ele, a publicidade moderna já é um estimulante e tanto para a produção natural da oxitocina pelo cérebro. Pode ser. Mas num mundo onde os shopping centers já usam odores para estimular as compras e cadeias de fast-food pintam seus restaurantes com cores que estimulam o apetite, não custa nada ficar atento ao perfume do seu banco. ![]()