A Stanley confirmou que há produtos fabricados pela empresa e comercializadas no Brasil com defeito. Uma falha nas tampas pode ocasionar queimaduras nos usuários. O comunicado foi feito por meio de um aviso de risco enviado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e tornado público pelo órgão nesta quarta-feira, 18.

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Segundo a nota divulgada pela Senacon, há 401.211 garrafas dos modelos que apresentaram falhas em circulação atualmente no país, distribuídas por todas as regiões. O órgão irá agora vistoriar e acompanhar a Stanley Brasil enquanto a empresa realiza os procedimentos de troca das peças defeituosas.

A fabricante de recipientes térmicos explicou que o problema ocorre nas tampas, feitas de um tipo de plástico chamado de polipropileno. Ao serem expostos ao calor, os fechos encolhem e se soltam da garrafa, o que ocasiona um risco potencial de vazamento do líquido contido no interior e de queimadura caso sejam bebidas quentes.

A empresa afirma ainda que registrou 38 ocorrências globais de incidentes, sendo três delas no Brasil. “Alertamos que a utilização do produto com a tampa original pode oferecer riscos à saúde do consumidor. Por isso, recomendamos que os consumidores se abstenham imediatamente de utilizar os produtos especificados acima com suas tampas originais, as quais devem ser descartadas”, diz em nota.

Procedimento de troca das tampas

A partir de agora, a fabricante de recipientes térmicos ficará encarregada de trocar as tampas defeituosas das garrafas. Quem já adquiriu um item dos modelos com falhas deve entrar em contato com a empresa para fazer a substituição, sem qualquer custo adicional para o consumidor.

Foram classificados como defeituosos todos os lotes das garrafas Switchback e Trigger Action, cujos códigos de identificação são respectivamente 20-01436 e 20-02824. Para confirmar se a sua pertence a um dos modelos com problema, veja se o número na parte inferior da garrafa corresponde a um destes citados.

Segundo a Senacon, estão em circulação no país 290.125 itens do modelo Switchback Travel e 111.086 da Trigger Action.

Quem possui uma garrafa de modelo defeituoso deve entrar em contato com a empresa para receber uma tampa nova. Os contatos informados pela Stanley foram o telefone 0800 021 3278 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, exceto feriados nacionais), o email sac@stanley1913.com ou o website oficial no Brasil, na seção garantia vitalícia.

Questionada pelo site IstoÉ Dinheiro, a empresa ainda não informou como será feito o envio dos novos fechos.

EUA informou primeiro defeitos em garrafas Stanley

Na última quinta-feira, 12, a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, órgão regulador do país, ordenou o recolhimento das duas linhas de garrafas por perigo de queimaduras. O órgão contabilizou 91 casos de tampas soltas ao redor do mundo, incluindo 16 nos Estados Unidos. O relatório apontou que 38 destes casos resultaram em queimaduras e 11 pessoas precisaram passar por cuidados médicos.

Nos Estados Unidos, o órgão informou o recolhimento de 2,6 milhões de unidades, todas fabricadas na China, com as especificações do quadro a seguir:

NomeTamanho (litros)Número de Identificação do Produto
Switchback0,355 L20-01437
Switchback0,473 L20-01436, 20-02211
Trigger Action0,355 L20-02033, 20-02779, 20-02825
Trigger Action0,473 L20-02030, 20-02745, 20-02957
Trigger Action0,591 L20-02034, 20-02746

Inicialmente, a Stanley no Brasil informou apenas que estava em contato com as agências regulatórias legais ao redor do mundo para definir os próximos passos. Na segunda-feira, 16, ela foi notificada pelo Procon-SP para esclarecer se havia peças perigosas em circulação no Brasil e quais medidas estariam sendo tomadas.

Na sua última nota, enviada à Senacon, a empresa informa sobre os procedimentos de troca das tampas defeituosas e afirma que tomou conhecimento sobre as falhas através de “relatórios periódicos de qualidade”. “A Stanley segue dedicada no propósito de oferecer aos seus clientes produtos de qualidade e para a vida toda (Built For Life™), com garantia vitalícia”, diz.