MILÃO (Reuters) – A Starbucks lançou uma nova bebida que mistura café com azeite de oliva, oferecendo-o inicialmente na Itália como alternativa ao expresso ou cappuccino, mais comum.

As chamadas bebidas “Oleato” são feitas com café arábica “infundido com uma colher de azeite de oliva extra virgem prensado a frio Partanna”, disse a Starbucks, a maior rede de cafés do mundo, em um comunicado.

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O preço varia entre 4,5 euros e 6,5 euros (4,80-6,90 dólares), dependendo do tamanho do copo.

Jovens clientes da Starbucks no centro de Milão aprovaram a iniciativa.

“É uma ideia estranha… mas há algo diferente nela e, na minha opinião, pode agradar muito mais aos estrangeiros do que aos italianos”, disse Nicole Molinari, de 20 anos.

Stefania Battagli, 22, disse que o café tinha um pouco de óleo demais para seu gosto.

“Mas eu gosto porque o leite e o óleo podem ser saboreados de forma distinta. Não sei explicar, são dois sabores, mas eles se misturam e funcionam bem juntos”, acrescentou.

O fundador da empresa, Howard Schultz, que disse que uma viagem a Milão em 1983 o inspirou a exportar os hábitos italianos de bebida para os Estados Unidos, descreveu Oleato como “a próxima revolução no café”.

O “Oleato” estreou em várias formas, incluindo caffe latte, uma opção “desconstruída” com suco de limão, e um “Espresso Martini” com vodca e xarope de baunilha.

As bebidas serão lançadas posteriormente “em mercados selecionados ao redor do mundo”, começando no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, na primavera e no final deste ano no Japão, Oriente Médio e Grã-Bretanha, disse a Starbucks.

A empresa americana foi fundada em Seattle em 1971 e possui cerca de 36.000 lojas em todo o mundo. Está presente na Itália desde 2018, mas com apenas 23 lojas em um país obcecado por café, com cerca de 59 milhões de habitantes.

(Reportagem de Alex Fraser)