19/06/2025 - 14:25
Um foguete da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, explodiu durante um teste de voo na Starbase, no Texas, nos Estados Unidos, por volta das 23h de quarta-feira, 18, no horário local (1h de quinta-feira, 19, no horário de Brasília). Não houve feridos.
Um vídeo mostra a explosão do foguete ainda na plataforma, seguida de uma nuvem de fogo e fumaça.
Em uma publicação no X, antigo Twitter, a empresa afirmou que a nave Starship, a maior já construída pela SpaceX, se preparava para o 10º teste de voo, quando sofreu uma “anomalia grave” em uma plataforma.
“Nossa equipe da Starbase está trabalhando ativamente para proteger o local de teste e a área imediatamente ao redor, em conjunto com as autoridades locais”, disse.
A SpaceX comentou ainda que não há riscos para os residentes e comunidades vizinhas, mas pediu que as pessoas não tentem se aproximar da área enquanto as operações de segurança continuam.
Esse não é o primeiro problema que a Starship enfrenta. Somente neste ano, houve outras três falhas: duas explosões no espaço e um pouso no Oceano Índico depois de perder o controle de altitude e fazer “manobras” rotativas no espaço.
Conheça o foguete Starship
O Starship é o foguete reutilizável mais potente desenvolvido pela Space X. O objetivo é levar a humanidade à Lua e, depois, a Marte, cuja viagem deve custar de US$ 10 milhões a US$ 60 milhões.
A companhia diz que o foguete pode ser utilizado para transporte de até 150 toneladas de carga na Terra, com viagens de até uma hora e meia para qualquer parte do mundo.