A praticidade e tecnologia que a internet trouxe transformou diversos setores empresariais, incluindo o de recursos humanos. Uma dessas inovações é o recrutamento digital, uma prática que tem revolucionado a forma como as organizações e principalmente as pequenas e médias empresas atraem, selecionam e contratam talentos.

Empresas que adotam o recrutamento digital estão cada vez mais posicionadas para atrair, contratar e reter os melhores talentos a partir do uso de recursos como a inteligência artificial e análise de dados neste tipo de seleção. Tecnologias como essas podem ajudar a tornar o processo ainda mais eficiente e preciso, como afirma Camila Neves, Head de Produto & Tecnologia do Bettha.

Abaixo, ela destaca 4 principais benefícios, tanto para as empresas quanto para os candidatos a partir de um recrutamento cada vez mais digital.

1 – Agilidade
O recrutamento digital torna o processo seletivo mais rápido e eficiente. Com a ajuda de ferramentas digitais, as empresas podem reduzir o tempo de contratação e tornar o processo mais ágil. No Self do Bettha, plataforma lançada recentemente pelo Bettha, a lista de candidatos ideal pode ser vista em tempo real, diferente de processos seletivos convencionais, e sem sacrificar a qualidade.

2 – Alcance
Com o recrutamento digital, as empresas podem alcançar candidatos de qualquer parte do mundo. Isso amplia o pool de talentos e permite que as empresas encontrem os melhores candidatos, independentemente de sua localização geográfica.

3 – Redução de custos
O recrutamento digital pode reduzir significativamente os custos associados ao processo de contratação. Isso inclui custos de viagem, custos de impressão de materiais de recrutamento, custos de espaço para entrevistas, entre outros. No Self do Bettha, o candidato ideal é encontrado para as empresas em menos dias que nos processos seletivos convencionais, economizando em até 70% os custos de cada vaga.

4 – Maior eficiência e Assertividade
Com a ajuda de ferramentas digitais, as empresas podem tornar o processo de recrutamento mais eficiente. Isso inclui a automação de tarefas repetitivas, a utilização de algoritmos para a triagem de currículos e a utilização de análises de dados para melhorar o processo de seleção. Pelo Self do Bettha, a combinação de testes comportamentais avançados, com ampla base de dados de candidatos, os recrutadores identificam os candidatos mais adequados, garantindo uma taxa de assertividade de até 97% na primeira lista de candidatos.