A startup americana Relativity Space irá tentar realizar nesta quarta-feira (8) o primeiro lançamento bem-sucedido de um foguete criado em uma impressora 3D (não totalmente, mas cerca de 85%, segundo a companhia). Se for bem sucedida, a empresa fará história e ainda pode traçar o caminho para a possibilidade de baratear a criação de foguetes mais simples.

O foguete foi chamado de Terran 1 e já está preparado na base de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), para a tentativa de lançamento.

A companhia diz que por meio da impressão 3D, inteligência artificial e robótica, eles estão conseguindo reduzir o custo dos foguetes e o prazo para concluí-los de forma significativa, além de aumentar a confiabilidade dos dispositivos. Segundo a Relativity Space, eles são capazes de criar um foguete como o Terran 1 em 60 dias. Além disso, afirma que ele é totalmente reutilizável.

+ Foguete impresso em 3D da Relativity está pronto para lançamento de estreia

+ Lançamento de foguete japonês fracassa e agência espacial ordena autodestruição

O foguete pode carregar até 1.250 kg até a órbita baixa da Terra e cada missão tem um custo de US$ 12 milhões, o que o tornaria o mais barato da indústria, já que o modelo mais barato da SpaceX tem um custo de US$ 62 milhões por missão.

O horário de lançamento do foguete está marcado para 16h (horário de Brasília) e pode ser acompanhado ao vivo pelo link abaixo: