Nicola Sturgeon, que até agora era a número dois do governo regional e do Partido Nacional Escocês, sucederá à frente de ambas as instituições Alex Salmond, que renunciou depois de perder o referendo de independência, anunciou o partido nesta terça-feira.

“Estou satisfeito pelo fato de que Nicola Sturgeon vai suceder Alex Salmond como líder do SNP”, anunciou Dereck Mackay, líder do partido nacionalista.

“Será uma nova líder fantástica tanto para o partido quanto para o país”, acrescentou.

Sturgeon era a única candidata. O Partido a empossará oficialmente em seu congresso de 14 de novembro, enquanto o Parlamento escocês, onde o SNP conta com maioria absoluta, aprovará em breve sua nomeação.

Nascida em 19 de julho de 1970 – tem 44 anos – em Irvine (Escócia, norte do Reino Unido), Sturgeon era a número dois do partido desde 2004 e vice-primeira-ministra escocesa desde 2007.

É advogada e ganhou importância internacional durante a campanha para o referendo de independência de 18 de setembro de 2014, que, no entanto, terminou com uma terceira derrota para ela e para os nacionalistas (55%-45%).