Se existe um estigma que pode acompanhar uma pessoa desde a escola até a vida profissional, é o lugar onde ela costuma se sentar. Na sala de aula, todos sabem: os alunos aplicados – e os bajuladores – costumam tomar os lugares próximos ao professor; quanto mais distante dele, pior o histórico escolar do aluno. No mundo corporativo, revelam estudos feitos nos Estados Unidos, a

mesma lógica parece estar em vigor. Muitas vezes, numa mesa de reunião, quem ocupa a posição mais próxima à direita do chefe também é o bajulador. Foi o que concluiu a psicóloga norte-americana Sharon Livingston, fundadora da consultoria Livingston Group, ao final de uma pesquisa feita com 40 mil pessoas que trabalham em grandes corporações. Sharon detectou sete comportamentos-padrão entre executivos na hora da reunião (confira ilustração), cada um deles associado não só à postura corporal dos executivos, como também ao lugar que eles escolhem à mesa. E você, senta no lugar certo?

Antes de verificar se a teoria das cadeiras funciona na sua empresa, saiba que, numa sala de reuniões, há outros pontos a serem observados. “Mais de 55% do que uma pessoa quer expressar não está na comunicação verbal”, afirma Sérgio Gomes, sócio da consultoria de liderança executiva Crescimentum. Postura, tom de voz e maneira com o profissional se coloca, afirma, querem dizer muito sobre seu comportamento. “Não adianta sentar o tempo todo do lado do chefe, se você não tem nada a dizer. Posicionamento estratégico não determina sucesso”, explica. O contrário, porém, pode pegar mal. Uma vez à mesa, sentar-se muito longe dos superiores pode demonstrar falta de interesse. Diretor da RC Coaching, Roque Cezar de Campos acredita que, independentemente do lugar que se ocupa, o que diz mais sobre a personalidade de uma pessoa é o trabalho que ela executa. “Ela pode ser mais calada, mas ter um trabalho excepcional. E isso é o que conta”, diz.

1. O CHEFE
Geralmente senta-se à ponta da mesa, de costas para a parede. Gosta de ter a porta sempre à vista para assistir à chegada dos membros da reunião.

2. O CONTESTADOR
A proximidade desse indivíduo com o poder deveria significar apoio ao chefe. Ele concorda com as opiniões superiores, mas sempre aponta alguma objeção. No geral, acaba adquirindo um caráter de oposição.

3. O PUXA-SACO
O sujeito que senta ao lado direito do chefe e costuma concordar com tudo o que ele diz. Fica o tempo todo de olho em seu superior e não presta muita atenção nos outros membros da reunião.

4. O MEDIADOR
Quem tem o costume de se sentar no meio tem postura observadora e pode manter contato visual com quase todos da mesa de reunião. Extrovertido e político, tenta mediar conflitos entre lados discordantes.

5. O POR FORA
Ele normalmente senta no canto, escondido, bem longe dos olhos do chefe. Nunca quer chamar atenção e às vezes até afasta a cadeira para trás para passar despercebido. Antes de emitir qualquer opinião, espera que outra pessoa fale primeiro.

6. O OPOSITOR
Quem opta pela cadeira na ponta oposta à do chefe geralmente adota uma postura argumentativa. Sempre de braços cruzados e fazendo perguntas retóricas, é o típico indivíduo que procura o tempo todo ressaltar suas próprias qualidades.

7. O OUTSIDER
Seu lugar é fora da mesa, em uma cadeira colocada à parte. Quem prefere esse lugar consegue ter uma boa perspectiva da sala e reparar nas reações de quase todo o grupo. É esse também o lugar dos que chegam atrasados.

FAÇA O TESTE

Se você quiser saber qual é o seu perfil na mesa de reunião, o teste de Sharon pode ser feito no www.snowwhitetest.com