01/06/2022 - 4:39
Cirurgiões dizem ter transplantado com sucesso um fígado de doador mantido aquecido e vivo fora do corpo por três dias, usando uma máquina especial.
O método de perfusão normotérmica dá ao órgão um suprimento sanguíneo contínuo, que os especialistas dizem ser melhor do que a maneira tradicional de colocá-lo no gelo.
+ Número de transplantes de rim caiu nos últimos dois anos
Pode até ser possível estender a viabilidade para 10 dias, disse a equipe suíça à revista Nature Biotechnology. O paciente que recebeu o fígado aquecido passa bem um ano depois.
Especialistas esperam que o avanço possa ajudar a reduzir o número de órgãos doados que precisam ser descartados, já que preservar tecidos e órgãos em baixas temperaturas pode causar danos celulares substanciais.
Estender por quanto tempo um fígado de doador pode ser mantido também permitiria mais flexibilidade no momento da operação de transplante. Os fígados resfriados duram apenas 12 horas.
A máquina também pode fornecer medicamentos ou outros nutrientes, bem como sangue, para garantir que o órgão esteja nas melhores condições antes do transplante.
O homem que recebeu o fígado – que foi colocado na máquina de perfusão por 68 horas – precisava de um novo porque tinha câncer.
Sua operação de transplante foi feita quatro dias depois que o órgão do doador foi removido de seu dono original – uma mulher de 29 anos que morreu em maio de 2021.
O homem foi capaz de ir para casa do hospital 12 dias após a cirurgia.
Seus médicos dizem que mais pesquisas – com mais pacientes e períodos de observação mais longos – ainda são necessárias, mas os resultados até agora parecem muito promissores.
“Achamos que este primeiro transplante de sucesso pode abrir novos horizontes no tratamento de muitos distúrbios hepáticos”, disseram eles à revista Nature Biotechnology.
Algumas das sete unidades de transplante de fígado do Reino Unido também começaram a usar o mesmo tipo de tecnologia, e especialistas da Universidade de Oxford planejam avaliar os resultados como parte de um estudo chamado estudo PLUS .