Laranja, maracujá, goiaba, manga, pêssego, uva, maçã, caju. Você acha que está faltando opção no mercado de sucos prontos? A americana Ocean Spray achou e investiu US$ 1 milhão para trazer um sabor inusitado para as prateleiras brasileiras: o suco de cranberry. A frutinha vermelha é adorada pelos consumidores dos EUA, onde a Ocean Spray lidera o mercado com 80% de participação. Na Inglaterra e Austrália, o cranberry também faz sucesso ? o McDonald?s australiano usa ?cranberry passa? nas saladas e médicos dos dois países indicam a fruta como antibiótico para seus pacientes. Mas como conquistar o consumidor brasileiro, tão orgulhoso da variedade de frutas de seu país tropical, com um suco de uma fruta importada e desconhecida, de nome ?gringo? e precinho salgado? ?Vamos apostar nos benefícios que o cranberry oferece para a saúde?, diz Edson Mazeto, responsável pela Ocean Spray Brasil.

A briga não é fácil. As principais marcas de sucos prontos do Brasil não estão dispostas a dividir com mais uma concorrente os R$ 900 milhões e 350 milhões de litros que esse mercado movimenta a cada ano. Além disso, a Sucos Mais está prestes a ganhar um reforço de peso (pode ser comprada pela Coca-Cola) e a mexicana Sucos Del Valle chegou primeiro e dominou o mercado. Mas a Ocean Spray, dona de um faturamento de US$ 1,4 bilhão em 2004, não vê problemas nisso – mesmo tendo produzido apenas 1 milhão de litros no Brasil nos últimos 12 meses. ?Não competimos com eles, porque vendemos refresco e não suco em polpa?, diz Mazeto. A competição pode não ser direta, mas a Ocean Spray tem um grande desafio pela frente: dividir as prateleiras com sucos mais concentrados com embalagem parecida (tetra pak) e preço mais alto (o litro do suco de cranberry custa R$ 7,50). ?Se a americana quer ter sucesso, tem de estar nos melhores pontos de venda e apostar no sabor, não na saúde, como arma de conquista?, explica Adalberto Viviani, presidente da Concept, consultoria do mercado de bebidas.

A empresa é fornecedora mundial do Wal-Mart e, por isso, os produtos da marca podem ser encontrados também no Bom Preço por aqui. Porém, os varejistas mais populares não são o foco da recém-chegada. Os pontos de venda que interessam são bares, hotéis e os melhores supermercados. ?Nosso objetivo são as classes A e B?, afirma Mazeto. O preço deve ajudar a selecionar a clientela. As frutas são importadas dos EUA e processadas na fábrica da empresa Nova América, que já fornece para outras marcas. A Ocean Spray trouxe ao Brasil quatro tipos de sucos: cranberry, cranberry light, cran-Pêssego e cran-Uva.