O ano mal começou e o mercado brasileiro de internet se depara com uma grande aquisição. O site de busca Cadê ? propriedade da StarMedia e uma das marcas mais antigas da web nacional ? foi adquirido por seu concorrente, o Yahoo!Brasil. O valor não foi revelado pelas empresas, mas algumas pessoas que participaram do negócio falam em R$ 13 milhões. Se esse número for verdade, a StarMedia terá feito um ótimo negócio. No auge da internet, a empresa pagou US$ 6 milhões pelo Cadê. E o cheque assinado pelo Yahoo não poderia chegar em hora melhor. Além das dificuldades no setor de internet, a StarMedia enfrenta ainda crises internas. As ações da companhia estão suspensas na Nasdaq desde novembro do ano passado e não há previsão de volta. O motivo é uma suspeita de fraude nas informações contidas no último balanço. Apesar das dificuldades, a StarMedia garante que este não foi o motivo da venda do Cadê. ?Estamos nos concentrando em serviços corporativos e de internet móvel. O sistema de busca estava fora de nossa estratégia?, diz José Manuel Tost, diretor de operações.

Com a aquisição do Cadê, seu principal concorrente no País, o Yahoo torna-se um dos maiores portais do País em audiência: o site passa do 5º para o 3º lugar na lista dos mais visitados. O dado é importantíssimo para uma empresa que vive de publicidade. No ano de 2001, cerca de 70 anunciantes passaram pelo portal. ?Nosso objetivo é a liderança?, disse Bruno Fiorentini, presidente do Yahoo Brasil. Falta decidir o que será feito da marca Cadê. Os sistemas das duas empresas estão sendo unificados e, em breve, os endereços eletrônicos levarão a um único domínio ? só não se sabe ainda qual. O resultado será um banco de dados com 450 mil sites cadastrados. Criado em outubro de 1995 pelos sócios Gustavo Viberti e Fábio Oliveira, o Cadê viveu durante quatro anos com um único aporte de capital, no valor de US$ 60 mil. Em 1997 equilibrou suas contas, atingindo um faturamento anual de US$ 3 milhões.