28/09/2013 - 7:00
Apple bate recorde de vendas do iPhone …
A Apple comercializou nove milhões dos novos iPhones no primeiro fim de semana. Trata-se de um recorde, principalmente quando se sabe que o iPhone 5, a versão anterior, vendeu “apenas” cinco milhões em sua estreia. Mas é preciso explicar melhor esses números. Primeiro: foram dois modelos à venda: o 5S e 5C. E, não menos importante, dessa vez os novos smartphones da Apple estavam à venda na China. Segundo especialistas, isso fez toda a diferença.
… e vence batalha judicial no Brasil
A Gradiente, controlada pela IGB Eletrônica, perdeu o direito de uso da marca “iPhone” no Brasil. A decisão do juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, da 25a Vara Federal do Rio de Janeiro, anula a concessão de registro dada à empresa em 2000. A Gradiente irá recorrer, pois se trata de uma decisão judicial em primeira instância.
Jesus Cristo, o tuiteiro
Jesus Cristo foi a primeira pessoa do mundo a tuitar, com mensagens breves e cheias de significados. A opinião é do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura. “Jesus Cristo usou o tuíte antes de todo o mundo, com frases essenciais e com menos de 45 caracteres como ‘amai-vos uns aos outros’”, afirmou o cardeal durante um encontro organizado no âmbito do Pátio dos Gentios, espaço de diálogo entre crentes e não crentes.
Doendo no bolso
Os brasileiros donos de smartphones tiveram, em média, R$ 888 de prejuízo com roubos e perdas. Segundo pesquisa da Avas e SurveyMonkey, 14% dos usuários de telefones inteligentes no Brasil já perderam ou tiveram o seu aparelho roubado pelo menos uma vez.
Gmail verde amarelo
Os Correios deverão oferecer um serviço de e-mail gratuito criptografado para a população até o fim deste ano. O sistema está sendo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ele será uma alternativa ao Gmail, do Google, ao Outlook, da Microsoft, e ao Yahoo! Mail, do Yahoo!. Os três pertencem a empresas americanas e eram facilmente “invadidos” pela NSA, a agência americana de espionagem.
Resposta Instantânea
Scott Huffman, vice-presidente de engenharia do Google, fala do futuro dos buscadores
O que mudou na busca do Google?
Hoje você espera que o Google dê uma infinidade de informações sobre um assunto, não mais apenas aquela tela com links. Quando alguém digita o nome de uma pizzaria, quer o endereço, como fazer para chegar lá, fotos do local, análises sobre o serviço. Se o Google de 1998 voltasse, haveria uma rebelião dos usuários.
Ainda há muito para se fazer?
Muitas pessoas me perguntam o que eu faço, pois acreditam que não há nada para mudar na busca. Mas fazemos duas mudanças no sistema de busca por dia, em média. Cerca de 15% das buscas feitas no Google nunca foram feitas antes. Ou seja, é muita informação nova, muitas coisas mudam, e nossa ferramenta tem de acompanhar isso.
Que papel os aparelhos celulares têm no futuro do buscador?
As buscas feitas em aplicativos móveis são mais completas que as dos desktops, atualmente. Com o advento da localização, podemos dar uma série de informações que você não pode conseguir no PC.