A Biomm foi escolhida pelo Ministério da Saúde (MS) como fornecedora oficial de insulina para Sistema Único de Saúde (SUS). O contrato foi firmado a partir da parceria da farmacêutica brasileira com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), a fabricante indiana Wockhardt e a importadora de insumos Gerais, com o objetivo de suprir a demanda da rede de saúde pública do país. O acordo faz parte do programa Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do MS e tem como objetivo suprir 50% da demanda anual do Sistema Único de Saúde (SUS). A produção da insulina glargina, comercializada sob o nome Wosulin®, ficará sob responsabilidade da Biomm em sua fábrica em Nova Lima (MG).

A Biomm importará a tecnologia de manufatura da Wockhardt e produzirá o medicamento em sua linha de produção inaugurada em junho. A unidade, com tecnologia de ponta e 12 mil metros quadrados de área construída, recebeu investimentos de R$ 800 milhões e tem capacidade para produzir 40 milhões de frascos de medicamentos por ano, volume capaz de atender a 80% da demanda nacional por esse tipo de insulina. O acordo dá um passo significativo para a autossuficiência do fornecimento do medicamento no Brasil.

A escolha da Biomm como parceira pelo Ministério da Saúde se dá em um contexto de aumento da demanda pelo medicamento no país. Segundo dados do Atlas do Diabetes, são 16 milhões de brasileiros portadores da doença em idade adulta, número que deve atingir 23 milhões até 2045. A iniciativa reforça o compromisso do governo em garantir o acesso a medicamentos essenciais à população.

O acordo depende da aprovação final do Projeto Executivo pelos Comitês de Avaliação Técnica e Deliberativo das PDPs para entrar em vigor. Após a liberação, a transferência de tecnologia e o fornecimento ao Ministério da Saúde serão iniciados.