O homem preso no tiroteio em que morreram três pessoas e outras nove ficaram feridas em um centro de planejamento familiar em Colorado Spring, oeste dos Estados Unidos, comparecerá nesta segunda-feira ante a justirça.

Robert Lewis Dear, de 57 anos, preso no local do tiroteio, enfrentará acusações de homicídio e tentativa de homicídio.

O tiroteio ocorreu na na sexta-feira em uma clínica de planejamento familiar de Colorado Springs, cidade ao sul de Denver.

O atirador foi detido pela polícia na noite de sexta-feira, após um cerco de mais de cinco horas, com troca de tiros.

O tiroteio ocorreu no prédio da clínica da Planned Parenthood, uma das organizações mais importantes do país sobre planejamento familiar e reprodução.

A polícia conseguiu retirar as pessoas, pouco a pouco, de dentro do imóvel, enquanto acontecia a troca de tiros com o suspeito. Uma equipe da SWAT participou da ação.

Segundo a polícia, o atirador estava em posse de “aparelhos”, dando a entender que poderiam ser explosivos. Ele também estava armado com um fuzil.

Durante o ataque, os bombeiros e a polícia de Colorado Springs utilizaram o Twitter para alertar a população sobre o tiroteio.

Os centros de planejamento familiar, local de realização de abortos, são geralmente alvo de cidadãos que rejeitam a interrupção da gravidez.

O presidente americano, Barack Obama, foi informado imediatamente dos acontecimentos e mais uma vez reagiu com veemência contra a política de porte de armas no país.

Planned Parenthood se viu envolvida há alguns meses em uma polêmica após a divulgação de vídeos em que diretores da organização discutiam a venda de tecidos e órgãos de fetos.

O Congresso já tentou, em várias ocasiões, retirar o financiamento federal à rede de clínicas.

str-pst-ch/kjm/fj/cn