É inegável que as agendas de sustentabilidade e ESG se tornaram, nos últimos anos, fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Uma pesquisa recente da Deloitte, por exemplo, mostrou que oito a cada dez executivos brasileiros acreditam que investir em práticas ambientalmente amigáveis traz benefícios econômicos diretos no longo prazo.

O mesmo levantamento, “Climate Check 2022”, revelou que 74% dos empresários entrevistados admitiram que suas empresas podem crescer ao reduzir emissões de carbono e adotando práticas verdes.

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No entanto, ainda segundo o estudo, só 48% dos executivos consultados afirmaram que suas empresas investiram em tecnologias necessárias para que se alcance a sustentabilidade ambiental. O resultado mostra, principalmente, que há uma demanda reprimida na busca por soluções que tragam para as empresas uma sustentabilidade garantida que, por sua vez, pode gerar a redução de custos.

Outro estudo, dessa vez da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que seis a cada dez empresas brasileiras possuem áreas dedicadas à proteção e ao uso eficiente de recursos naturais. O número, do final de 2022, mostrou um crescimento de mais de 30% em relação ao levantamento anterior, de 2021.

É nesse nicho que empresas e franquias estão surgindo com rapidez, oferecendo soluções, avaliando casos e trazendo às companhias a agenda sustentável. Com serviços exclusivos, elas implementam as soluções, ajudam a empresa a economizar recursos ambientais e financeiros, e de quebra revitalizam a imagem da marca junto ao consumidor.

Segundo com um estudo da Associação Paulista de Supermercados (APAS), 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. Além disso, 63% da nossa população já deixou de consumidor uma marca ou frequentar um estabelecimento ao identificar que a empresa ou seus funcionários não tiveram comportamentos ambientalmente éticos.

O especialista em negócios de sustentabilidade e CEO da Movestock, Rafael Davi Valentini reforça as muitas oportunidades que surgem com a alta procura de serviços que tragam para a empresa soluções voltadas à redução do uso de recursos naturais, reaproveitamento de insumos, reuso hídrico, controle de estoque e desperdícios em geral.

“Há uma demanda muito reprimida. E, ainda bem, a responsabilidade social envolvida com a sustentabilidade se tornou lucrativa. Antes, era mais vista como algo mais representativo do ponto de vista da imagem da companhia. No momento em que isso se tornou parte de análise de contabilidade, ficou ainda mais forte”, analisa Valentini.

O especialista associa também o crescimento das empresas de soluções sustentáveis à incapacidade de companhias e indústrias em realocar seus esforços nas oportunidades que essas soluções podem gerar.

“Uma indústria, por exemplo, está com pensamento na produção, nos processos e nas vendas. Não é o forte dela desenvolver ações que a tornem mais sustentável junto ao mercado e ao consumidor”, salienta.

Entre os processos sustentáveis que podem gerar mais economia de recursos e até redução de custos, o especialista cita o estoque obsoleto, a reutilização de recursos hídricos, a reciclagem, o desperdício de produtos e a energia limpa.

“É um mar de oportunidades e que só a empresa especializada irá encontrar, pois é o foco do negócio dela”, finaliza.

Cases de sucesso

A greentech brasileira Gooxxy é um dos exemplos de empresas que surfam nesse nicho em crescimento. A fintech oferece soluções de recolocação, no mercado, de bens de consumo que seriam descartados pela indústria do atacado e do varejo. Em 2021, a empresa realocou mais de R$ 300 milhões em produtos que seriam desperdiçados. Em 2022, foram R$ 500 milhões. Neste ano, apenas até setembro, já foram realocados mais de R$ 1 bilhão em itens que iriam para a lixeira.

“Nós identificamos novos mercados para esses produtos e ajudamos as empresas a realocarem esses itens que seriam descartados. São itens que seriam descontinuados, próximos ao vencimento ou com algum pequeno defeito”. explica o CEO da Gooxxy, Vinicius Alves Abrahão.

Com um crescimento vertiginoso, dobrando seu faturamento em pouco tempo, a greentech já prepara sua expansão para o exterior do Brasil. Em breve, a Gooxxy deve iniciar sua atuação e a oferta de suas soluções na Irlanda, adentrando ao mercado europeu, por sua vez com forte apelo em sustentabilidade.

Entre os principais parceiros atendidos pela Gooxxy estão: Nestlé, Mondelez, Vigor, Unilever, Ifood, BRF e Swift.

Negócio sustentável virou franquia

Outro case de sucesso é o da startup T&D Sustentável. Criado em Cajazeiras, no Ceará, o dono da franquia, Camilo Torquato, viu desde pequeno os desafios e os problemas que o desperdício ambiental provocava na vida das pessoas.

Engenheiro de formação, Torquato criou a T&D Sustentável em 2018. A startup oferece pacotes de serviços integrados que otimizam o consumo de água, realiza treinamentos de conscientização e boas práticas, gerencia diariamente o consumo, e também propõe projetos de eficiência e melhorias.

“O grande diferencial é que a empresa contratante não paga diretamente para que a T&D Sustentável execute o serviço. O contrato prevê que a franquia ganhe 50% da economia obtida”, conta Torquato.

Ao oferecer essas soluções, a T&D já contribuiu para evitar o desperdício de mais de 365 milhões de litros de água, equivalentes a uma economia superior à R$ 10 milhões de reais para clientes como Rede D’Or, Rede Guanabara, Unimed, Eleva Educação, Multinacionais do setor de óleo e gás entre outros.

“O consumo excessivo de água é uma preocupação mundial, mas além disso, ele também afeta o orçamento das empresas. Nossos serviços têm o objetivo de resolver um problema que diz respeito a todos. Toda empresa gasta com água. Ao implementar nossas soluções, contribuímos também para uma melhoria financeira da organização e consequentemente para um futuro melhor”, salienta.

Em 2019, a empresa adentrou ao franchising para acelerar sua expansão. No ano passado, a T&D Sustentável faturou 5 milhões. Atualmente, a rede possui 21 unidades (nove próprias e doze franqueadas). Com as suas soluções, a companhia espera economizar até 1 bilhão de litros de água até 2027 e chegar a 144 unidades de franquia.