01/10/2024 - 9:38
A Suzano informou nesta terça-feira, 1º de outubro, que concluiu a aquisição, por meio de uma subsidiária, de ativos que compõem as plantas integradas de fabricação de papelcartão da Pactiv Evergreen Inc.. A operação foi anunciada em julho, por US$ 110 milhões.
A conclusão ocorre após cumprimento de todas as condições precedentes e realizados todos os atos de fechamento estabelecidos no contrato de compra e venda de ativos celebrado em 12 de julho de 2024.
Os ativos compõem as plantas integradas de fabricação de papelcartão revestido e não revestido, utilizados na produção de Liquid Packaging Board e Cupstock, localizadas nas cidades de Pine Bluff – Arkansas e Waynesville – North Carolina, ambas nos Estados Unidos.
As unidades tem capacidade total integrada de aproximadamente 420 mil toneladas métricas por ano de papelcartão.
Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que a operação foi liquidada, ao preço, já informado anteriormente, sujeito aos ajustes usuais deste tipo de operação.
Ainda, as partes celebraram um contrato de serviços de transição, na qual a Pactiv prestará serviços para a Suzano com relação a certos ativos adquiridos, e um contrato de fornecimento de longo prazo, na qual a Suzano passará a fornecer para a Pactiv os produtos atualmente produzidos em Pine Bluff e consumidos pela Pactiv, que passará a ser um cliente relevante deste novo ativo da Suzano.
“A operação está alinhada à avenida estratégica de longo prazo da Suzano de avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva, proporcionando à companhia a entrada no mercado norte-americano de papelcartão com competitividade e escalabilidade”, destaca a empresa.
A empresa ressalta que os ativos são competitivos e bem posicionados na curva de custo da indústria; têm excelente localização geográfica no que diz respeito à infraestrutura operacional e logística, com amplo acesso à madeira de baixo custo e representando inclusive opcionalidade futura; e operação que detém a liderança do mercado norte-americano no segmento.