04/08/2025 - 19:00
Em meio a elogios de Donald Trump à propaganda com a atriz Sydney Sweeney, as ações da marca de jeans American Eagle saltaram mais de 23% no pregão desta segunda-feira, 4.
+Queremos parceria com os EUA, mas não na condição de colônia, diz Haddad
A propaganda, que promove uma nova linha de jeans da marca, colocou a Sydney Sweeney – conhecida por papéis em séries como Euphoria e The White Lotus – no centro de duas controvérsias distintas. A primeira delas envolveu trechos considerados excessivamente sexualizados, que foram retirados do ar pela empresa poucos dias após a veiculação original.
O segundo ponto de crítica diz respeito ao slogan utilizado: “Sydney Sweeney has good jeans”.
A frase faz um trocadilho em inglês entre “jeans” (calças) e “genes” (genes genéticos), o que gerou interpretações negativas por dar margem à uma interpretação eugenista – dado que a atriz é branca, loira e dos olhos azuis.
Mesmo diante das críticas, a campanha recebeu o apoio público do presidente dos Estados Unidos, que escreveu em sua plataforma Truth Social que os produtos da American Eagle estariam “voando das prateleiras” e elogiou tanto a marca quanto a atriz.
“Sydney Sweeney, uma republicana registrada, tem o anúncio mais quente que existe. É para a American Eagle, e as calças jeans estão voando das prateleiras. Pegue-os, Sydney! Do outro lado da moeda, a Jaguar fez um anúncio idiota e seriamente “Woke” que é um desastre total, e a empresa está em completo caos”, disse Trump.
Em maio deste ano, veio à tona que Sydney Sweeney é filiada ao Partido Republicano, o que ajudou a ampliar o engajamento conservador em torno do caso.
American Eagle teve alta, mas não vive bom momento
O post de Trump coincidiu com uma forte valorização das ações da American Eagle (AEO) na bolsa norte-americana. Os papéis encerraram o pregão com alta de mais de 20%, revertendo parcialmente as perdas acumuladas na semana anterior – que também foram de dois dígitos perccentuais.
Apesar da recuperação pontual, o cenário financeiro da empresa ainda inspira cautela. No trimestre encerrado em maio de 2025, a American Eagle reportou um prejuízo operacional de US$ 68 milhões, cifra três vezes maior do que o projetado por analistas de mercado.
O desempenho abaixo do esperado levou a companhia a revisar para baixo suas estimativas para o restante do ano fiscal.
Com o fraco desempenho recente, a varejista que fez a propaganda com Sydney Sweeney anunciou uma série de medidas para conter despesas e tentar retomar a lucratividade, incluindo corte de custos logísticos e ajustes no portfólio de lojas.