Após cerca de nove anos de atuação no país, o restaurante californiano de inspiração mexicana Taco Bell será comandado no Brasil por sua controladora global, a Yum! Brands, holding estadunidense proprietária também das marcas Pizza Hut e KFC. Até então, a operação brasileira era da Sforza, holding familiar do empresário Carlos Wizard.

+Conheça o Tesla Diner, primeiro restaurante de Elon Musk

+Quais as marcas de fast food mais consumidas do Brasil? veja ranking

Como parte do novo momento, o brasiliense Tito Barroso assumirá o cargo de presidente do Taco Bell Brasil. “Nosso compromisso é traduzir a ousadia e o espírito inovador da marca em resultados concretos, com uma operação sustentável e um plano sólido de expansão. A meta é alcançar 200 lojas abertas até 2030”, diz o executivo.

O Taco Bell desembarcou no Brasil no ano de 2016 e, após quase 10 anos, informa mais de 30 restaurantes em funcionamento no Brasil, distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O plano é chegar a 40 até o final de 2025 e aumentar progressivamente as inaugurações nos próximos anos.

No mundo todo, o Taco Bell conta com mais de 8,5 mil unidades em mais de 30 países. A maior parte, no entanto, encontra-se concentrada nos Estados Unidos, com menos de 2 mil em outros países.

Quem é o novo CEO do Taco Bell

Tito Barroso já conta com experiência no varejo alimentício. Integrou o time de operações do Burger King em Miami e, em 2019, foi promovido a Diretor Global de Operações da marca Popeyes. Em 2022, retornou ao Brasil para assumir como diretor regional de ambas as redes na América do Sul, função que exerceu até julho de 2025.

Em nota, a nova administração do Taco Bell afirma esperar que Barroso acelere o crescimento da rede e consolide o país como um de seus principais mercados na América Latina. “Sua experiência na expansão de grandes redes internacionais o torna o nome ideal para comandar a nova fase de crescimento da Taco Bell no país”, segue o texto.

Como fica a Sforza, de Carlos Wizard?

A Yum! Brands confirmou à IstoÉ Dinheiro que o Grupo Sforza passará a ser somente um franqueado de Taco Bell no Brasil. “Toda a operação da rede no país passa para a Yum! Brands, que se torna master franqueada da marca”, diz em nota. A holding de Carlos Wizard é proprietária de 21 das 34 unidades operantes no país. As seis inaugurações previstas neste ano também serão de Wizard.

“A gestão vai ficar com a matriz. Foi uma negociação de seis meses. Eles assumem tudo. A nossa receita principal está nas lojas. Quando é preciso cuidar de toda a rede e dar suporte aos franqueados, a conta não fecha”, disse Wizard em entrevista ao portal Neofeed. “Eles fazem o que sabem fazer, que é expandir. Isso vai me ajudar até a crescer mais.”

O empresário Carlos Wizard
O empresário Carlos Wizard