30/03/2011 - 5:43
A TAM anunciou nesta quarta-feira (30/3) um acordo para comprar 31% da Trip, correspondente a 25% do capital votante da empresa e o restante em ações preferenciais.
De acordo com informações da agência Reuters, TAM e Trip, que tinham um acordo para voos compartilhados desde 2004 – vão “aumentar fortemente” a abrangência da parceria, por exemplo, via integração de malhas “que vai permitir conectar uma cidade do interior da Amazônia com uma grande capital na Europa”, afirmou o presidente da Trip, José Mario Caprioli.
“A grande ênfase que foi discutida é aumentar a conectividade das malhas. Ao mesmo tempo, as sinergias que serão buscadas pelas companhias também permitirão um ambiente de tarifas cada vez mais interessante para o passageiro nos mercados médios”, disse Caprioli.
O executivo evitou comentar o valor da operação, afirmando que a Trip tem capital fechado. Segundo o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, a TAM informará o valor que será desembolsado pela participação na conclusão do processo de avaliação da Trip.
A Trip afirma ser a maior companhia aérea regional da América do Sul, operando em 82 destinos do Brasil com uma frota de 43 aeronaves. Segundo a empresa, a parceria firmada em 2004 com a TAM permitiu às companhias desenvolver malhas aéreas complementares, com pouca sobreposição de destinos.
A TAM opera em 42 cidades do Brasil e com os acordos comerciais firmados com companhias regionais chega a 79 destinos diferentes no território nacional.
A expectativa é que a conclusão do negócio entre TAM e Trip, que depende da aprovação de autoridades regulatórias, ocorra em 90 dias.