A marca de luxo de louças de porcelana Tania Bulhões anunciou que está cancelando quatro coleções: Marquesa, Mediterrâneo, Entre Rios e Lírios. Segundo comunicado publicado em seu perfil no Instagram, a decisão de descontinuar as coleções se deu por entenderem que “não há mais segurança em seguir executando a produção”.

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O texto finaliza pedindo desculpas aos clientes e ainda agradece aos consumidores “que trouxeram essa questão à tona, em especial à cliente que inicialmente compartilhou o tema no TikTok”. “A visibilidade desse episódio foi essencial para que pudéssemos tomar as ações necessárias”, diz o texto.

A “questão” trazida à tona citada pela marca refere-se à viralização de vídeos que questionavam a autenticidade de suas louças, já que são divulgadas como produtos artesanais e autorais.

Tudo começou no TikTok, quando a influenciadora de viagens Izadora Palmeira publicou um vídeo relatando que estava na Tailândia e pediu um café em uma cafeteria local simples, tanto que o preço do pedido foi R$ 5. A bebida então foi servida em uma xícara idêntica a uma das peças da Tania Bulhões.

@izapalmeira Descobri o segredo da Tânia Bulhoes ! Pra quem paga uma fortuna nas louças! #segredoTâniaBulhoes #taniabulhoes #thailand🇹🇭 #taniabulhões ♬ original sound – Izadorapalmeira

O desenho da peça que chamou atenção de Izadora na Tailândia faz parte da coleção Marquesa, descrita pela marca como inspirada nas fazendas de Minas Gerais, com folhas, limões sicilianos, abelhas e borboletas. Então a influencer confere a base da xícara e do pires como curiosidade, pensando que poderia ser um exemplar da marca de luxo em um país tão distante, contudo, nenhuma inscrição da marca Tania Bulhões.

Ao voltar para casa, ela compara as imagens das peças tailandesas com seu conjunto e confirma que realmente as peças são iguais. A dupla de xícara de chá e pires da coleção sai por R$ 210 no site da marca.

A história de Izadora acaba aí. Mas então, outra influenciadora, Isa Rangel, já sabendo do caso de Izadora, publica um vídeo relatando que uma amiga, que diz ter louças da marca, aproveitou um pires que caiu e quebrou e raspou a impressão “Tania Bulhões” que constava no fundo. Para sua surpresa, encontrou a inscrição de produto “Made in Turkey” (Feito na Turquia).

Rangel também mostra as mesmas peças à venda no site da AliExpress. No e-commerce, o conjunto de duas peças (xícara e pires) era oferecido por R$ 102. No vídeo, não fica claro se a peça em questão foi realmente adquirida em uma loja oficial da marca.

Outros internautas também fizeram o “teste da raspagem” e também encontraram a inscrição “Made in Turkey”. Também não fica claro se as peças foram adquiridas nos canais oficias da empresa e nem quando foram adquiridas.

A marca chegou a notificar extrajudicialmente a influenciadora Isa Rangel para que retirasse o vídeo de sua página, o que não foi feito. A marca então publicou em seu perfil esclarecimentos sobre seus produtos, seu processo criativo e alegando que teria sido copiada por um fornecedor.

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Na última sexta-feira, 7, Tania Bulhões divulgou então um novo comunicado sobre o ocorrido. A marca diz reconhecer que deveria ter tido um “controle mais rigoroso” de sua propriedade intelectual. Isso porque, explica, a coleção Marquesa foi criada em 2004 e, naquela época, ainda não tinha “a estrutura que temos hoje para proteger integralmente nossos designs e garantir um acompanhamento mais próximo da produção”.

Tania Bulhões alega que um de seus parceiros, sem autorização, vendeu no mercado local sobras de produção com defeito. “Esse aprendizado reforçou nossa decisão de fortalecer cada vez mais nosso processo produtivo, assegurando que a originalidade e identidade da Tania Bulhões sejam sempre preservadas”, diz o texto.

“A Tania Bulhões também tem seus produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. Isso reforçou ainda mais a necessidade de fortalecer nossa produção própria, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso a produtos autênticos, feitos com o padrão de qualidade e sofisticação que fazem parte da nossa história”

Produção na Turquia

Questionada por IstoÉ Dinheiro sobre o fornecedor em questão e se teria produzido peças na Turquia em algum momento, a marca disse que sim, pois, durante a pandemia, faltou porcelana no mercado e precisou recorrer a esse fornecedor turco. “Nessa época, a marca comprou poucas bases de porcelana branca de um fornecedor da Turquia. Tania Bulhões não trabalha mais com esse fornecedor”.

Segundo a marca, as coleções descontinuadas seguem à venda até acabarem os estoques e voltarão a ser fabricadas após a finalização da construção em andamento de uma fábrica própria em Minas Gerais, além da fabricação também na recém-adquirida fábrica Royal Limoges, na França. Limoges é conhecida por sua tradicional fabricação artesanal de porcelanas.

Veja a íntegra do comunicado da Tania Bulhões

“A Tania Bulhões e o Controle do Processo Produtivo

Com 35 anos de história, a Tania Bulhões sempre buscou os melhores fornecedores e artesãos para garantir a qualidade dos seus produtos. Desde os primeiros anos da marca, quando ainda éramos pequenos, com poucas lojas, trabalhamos com centenas de parceiros em dezenas de países, espalhados por todos os continentes do planeta. Essa abordagem nos permitiu crescer e levar a essência da marca para novos mercados, mas também nos trouxe aprendizados importantes.

À medida que crescemos, percebemos que, especialmente com coleções antigas, poderíamos ter tido um controle mais rigoroso sobre nossa propriedade intelectual.

Nesse contexto, vale esclarecer um tema que ocasionalmente gera polêmica: a coleção Marquesa, criada em 2004. Além de ser um ícone no portfólio da marca, a coleção foi registrada em um livro editado pela própria Tania Bulhões em 2011, cujas fotos seguem disponíveis e que, inclusive, ainda pode ser adquirido em diferentes livrarias online. No mesmo ano, uma novela da Rede Globo exibiu cenas em que a xícara utilizada era da coleção Marquesa, da Tania Bulhões, reforçando a presença da marca em cenografias de grandes produções. A Rede Globo sempre adquiriu produtos da Tania Bulhões para cenografia de suas produções, algo que pode ser facilmente verificado com a própria emissora.

A Tania Bulhões também tem seus produtos frequentemente copiados. Nosso design, nossas coleções e até mesmo nossa identidade visual são reproduzidos sem autorização. Isso reforçou ainda mais a necessidade de fortalecer nossa produção própria, garantindo que nossos clientes sempre tenham acesso a produtos autênticos, feitos com o padrão de qualidade e sofisticação que fazem parte da nossa história.

Nos últimos anos, demos passos fundamentais nessa direção. Um dos marcos mais importantes desse movimento foi a aquisição do controle acionário da Royal Limoges, há cerca de dois anos. Essa é uma das fábricas de porcelana mais tradicionais da França, com mais de 200 anos de história. Durante anos, essa manufatura foi nossa parceira na produção de porcelana e, com o tempo, essa conexão se tornou ainda mais estratégica. Hoje, contar com a produção em Limoges significa preservar uma das mais ricas tradições artesanais da porcelana mundial. Essa aquisição nos permitiu consolidar ainda mais nosso controle produtivo, garantindo que cada detalhe das nossas coleções siga os mais altos padrões de qualidade e design autoral, alinhando tradição e inovação para entregar peças verdadeiramente únicas.

Estamos avançando ainda mais nessa verticalização. Há cerca de um ano, iniciamos a construção da nossa própria fábrica em Uberaba, Minas Gerais, nossa cidade natal. No futuro próximo, toda a porcelana que não for produzida na Royal Limoges será feita nessa nova unidade. Esse projeto não apenas nos dá mais controle sobre qualidade e propriedade intelectual, mas também nos enche de orgulho por trazer parte essencial da nossa produção para o Brasil. Investir em Uberaba, nossa cidade natal, é reafirmar nosso compromisso com nossas origens, contribuindo para o desenvolvimento local e fortalecendo ainda mais a identidade da Tania Bulhões no mundo.

O que nunca muda é o nosso compromisso com a excelência. Seguimos investindo no aprimoramento dos nossos processos e na valorização do design autoral, sempre com transparência e respeito aos nossos clientes. Acreditamos que luxo é sinônimo de inovação e tradição, e por isso seguimos aprimorando cada detalhe da nossa produção, equilibrando a herança artesanal com a evolução constante.

Equipe Tania Bulhões”