O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram um acordo de cooperação técnica para a criação da Rede Blockchain Brasil (RBB), que tem seu lançamento marcado para esta segunda-feira (30).

A rede, pública e sem fins lucrativos, terá abrangência nacional e conectará as instituições participantes em uma estrutura de governança e infraestrutura tecnológica com o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia blockchain em soluções voltadas ao interesse público.

+ Putin está com câncer e tem mais três anos de vida, diz site

A cerimônia de lançamento da RBB será transmitida ao vivo pelo canal da TCU no Youtube a partir das 15h e tem como objetivo divulgar a criação da rede a futuros participantes, sejam eles órgãos da administração pública ou instituições privadas de interesse público.

O que é blockchain?

É uma estrutura digital que funciona como uma base de dados pública, com o armazenamento de informações em blocos encadeados de forma sequencial. Para que os documentos sejam aceitos na rede, deve haver consenso entre as partes e, uma vez publicados, não podem ser modificados nem deletados, garantindo segurança e integridade dos dados. Entre as características dessa tecnologia, estão hipertransparência e auditabilidade.