08/02/2012 - 21:00
Aviação executiva
A Embraer pode enfrentar concorrência da pesada em seus próprios domínios. A Honda Aircraft, subsidiária da fabricante japonesa de carros, colocou o Brasil, a China e o Oriente Médio como mercados prioritários para sua aeronave, o HondaJet, que deve receber certificação operacional ainda neste ano. Os planos da Honda não são nada modestos: conquistar um quarto do mercado mundial de aeronaves executivas de pequeno porte, hoje dominado pela Embraer e por empresas como a americana Cessna. “Nosso produto é mais sofisticado e econômico”, afirmou Michimasa Fujino, CEO da Honda Aircraft. “Nossos concorrentes ainda usam tecnologia dos anos 1990.”
Transportes
Nova via para Santos
Um grupo de empreiteiras apresentou ao governo federal um projeto de ampliação das vias de acesso ao litoral sul de São Paulo, hoje por conta das rodovias Anchieta e Imigrantes. Trata-se de um projeto ambicioso, estimado inicialmente em R$ 30 bilhões. Melhorar a rota de chegada à costa paulista faria todo o sentido, uma vez que a capacidade do Porto de Santos será dobrada até 2013, dando mais fluxo ao comércio exterior brasileiro. O governo gostou do que viu.
Atacado
A volta do samurai
Com a compra de 33% dos supermercados Ricoy, em 2010, o empresário Rodolfo Nagai não voltou apenas ao setor de varejo. Nagai, que já foi dono da rede Assaí, vendida para o Pão de Açúcar em 2007, quer retornar para o atacarejo, comércio que vende para o consumidor final e também para o pequeno varejo. Não o fez antes em razão de um acordo com a empresa de Abilio Diniz, que o impedia de atuar nessa área.
Curtas
A economia em alta no Nordeste fez o consultor paulista Simon Franco viajar nada menos que 86 vezes para os Estados da região no ano passado. Um dos decanos da área de recrutamento de executivos no País, Franco tem prestado consultoria para a alta direção de companhias como o grupo Brennand, de infraestrutura, e a JCPM, de empreendimentos imobiliários, de Pernambuco.
Com a associação à fabricante de caminhões americana Navistar, que fornecerá o chassi, a produtora de carrocerias Neobus, de Caxias do Sul (RS), vai começar a entregar ônibus acabados no mercado nacional. A meta é duplicar seu faturamento atual para R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos.
Mercedes estoura a boca do balão
Mesmo sabendo que há pelo menos 145 mil brasileiros com mais de um US$ 1 milhão para gastar, nem o mais otimista dos executivos da Mercedes-Benz poderia imaginar o sucesso do SLS 63 AMG, lançado em maio de 2010 no País. Ícone da montadora alemã, inspirado no clássico 300 SL dos anos 1950, o primeiro modelo a exibir a Asa de Gaivota, o bólide teve 143 unidades vendidas nos 19 meses entre seu lançamento e dezembro de 2011. Detalhe: o carro custa a partir de US$ 388,5 mil. Para variar, São Paulo responde por 50% das vendas.
China veta petroleiros da Vale
Lei do Bem
Inovação em alta
Um levantamento da consultoria francesa Global Approach (GAC) mostra que 23 das 30 maiores companhias brasileiras vão investir em inovação neste ano. Desse total, metade já se beneficia da chamada Lei do Bem, que concede incentivos fiscais a quem realiza pesquisa tecnológica. “Muitas companhias brasileiras estão aptas a utilizar esse recurso, mas não o fazem por desconhecimento”, afirma André Palma, diretor da GAC.
Colaboraram: Carla Jimenez, Luis Artur Nogueira, Marcelo Cabral e Ralph Manzoni Jr.