Levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que 420 mil vagas de emprego no setor serão abertas até 2025. O crescimento de vagas em Tecnologia da Informação (TI) foi nítido no ano de 2022. O portal Empregos identificou um crescimento de 34% nos últimos 10 meses.

O Brasil lidera o ranking de países latino-americanos no mercado de TI. “As expectativas estão altas para 2023 e o setor prevê um contínuo crescimento na área”, afirma nota do portal. No entanto, o problema é encontrar profissionais para preencher as vagas. “Se você tem interesse em ingressar nessa área, invista na sua capacitação pois não faltarão oportunidades”, completa site de vagas.

Heineken abre mais de 100 vagas em 14 estados; veja como se candidatar

Em janeiro de 2022, o portal começou o ano com 5.772 vagas em todo país, com maior destaque na cidade de São Paulo. Em outubro, o número subiu para 9.575 vagas disponíveis. As áreas que tiveram mais destaque foram: Programador, Analista de sistemas e Desenvolvedor Back-End.

No Brasil, o segmento que apresenta maior oferta de oportunidades é o hardware:

Gráfico - segmentos de TI

O número de empresas do setor cresceu 55% desde 2018, segundo a Tech Report 2021, e, apenas em 2020, cerca de 85 mil novos negócios foram fundados. “Com a transformação digital acelerada, a expectativa é que o setor continue em amplo crescimento para o ano de 2023 e precisará cada vez mais de profissionais capacitados para trabalhar com as novas tecnologias”, diz nota do portal.

Em 2022, a média salarial na área atingiu o valor de R$ 12.147, que corresponde a 29% acima do ano de 2021. “Embora o tempo de experiência seja relevante, as empresas não estão focando tanto no profissional com ampla experiência. Atualmente, com as mudanças no mercado, além das habilidades técnicas, os recrutadores têm buscado profissionais com habilidades comportamentais que conversem com os valores e cultura da empresa”, afirma a empresa de vagas.