A Teladoc, empresa americana de atendimento médico por meio de videoconferências, anunciou nesta segunda-feira, 4, a compra da Advance Medical, por US$ 352 milhões. A Teladoc é líder em telemedicina no mercado americano. A Advance, por sua vez, lidera este segmento globalmente.Segundo a companhia, a operação cria a maior empresa de telemedicina do mundo. O propósito, apontou em nota, é desenvolver uma única plataforma global de atendimento médico virtual capaz de oferecer acesso a empresas e pessoas em escala global.

A fusão das duas empresas cria uma companhia com mais de 2.000 funcionários, com presença em 125 países. “A combinação dos serviços médicos da Advance com a tecnologia e escala operacional da Teladoc aumentará a eficiência para os nossos atuais e futuros clientes”, afirma Caio Soares, diretor médico da Advance Medical no Brasil. “Ampliaremos nosso portfólio de serviços por meio de soluções que permitam maior conectividade, mobilidade e acesso, engajando pacientes na busca por uma assistência médica de qualidade”, complementa.

Dados divulgados pelas duas empresas demonstram que mais de um terço dos usuários de seguros de saúde aguardam mais de quatro semanas para conseguirem uma consulta presencial com um especialista.

Estratégia e impacto no Brasil

A operação de compra da Advance pela Teladoc prevê expansão no mercado americano por meio de serviços de telemedicina para grandes seguradoras como UnitedHealth Group e Hino. Há também forte expectativa de expansão nos mercados emergentes, sobretudo Ásia e América Latina, regiões dominadas pela Advance Medical.

“As taxas de crescimento do seguro privado de saúde na Ásia e na América Latina são mais que o dobro das observadas nos Estados Unidos. Com esse cenário o Brasil ganha posição de destaque para companhia”, afirma o diretor geral da Advance no País, Jean Marc Nieto.

As empresas indicam que, seguradoras que atuam no mercado brasileiro de saúde suplementar passarão a ser atendidas pela Advance no Brasil. O relacionamento com essas seguradoras é estratégico para a expansão da companhia no mercado local.

Após registrar em 2017 crescimento de 94,4% no País, encerrando o período com 350 mil vidas em carteira, entre janeiro e maio de 2018 a companhia expandiu 43% atingindo a marca de 500 mil vidas.

“Com a operação anunciada hoje devemos dobrar de tamanho nos próximos meses. Além do nosso esforço local, deveremos absorver um volume considerável de vidas por meio de clientes da Teladoc que possuem operação no país”, explica Marc Nieto. Entre os novos clientes da Advance Medical no Brasil estão Renault, Google, Hospital Sírio-Libanês, CVC e BR Foods.

“Temos trabalhado fortemente na expansão da nossa equipe de atendimento no Brasil que atualmente conta com 80 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros especializados em medicina da família, explica Soares que prevê novas contratações para o atendimento dos novos clientes da Teladoc.