Mais de 12 mil denúncias de práticas de telemarketing abusivo foram recebidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O telemarketing abusivo é caracterizado por insistentes ligações para oferecer produtos ou serviços sem autorização dos consumidores.

As empresas Claro, Oi, Tim, Vivo, Banco Pan, Itaú, Sky, Santander, Bradesco e Banco Master são as que mais receberam reclamações, desde 20 de julho de 2022, quando foi criado o canal de denúncias pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP).

+ Chamadas abusivas caem 55% após ação da Anatel em telemarketing

No site do Ministério da Justiça, é possível acompanhar, semanalmente, a relação das empresas mais denunciadas.

Como denunciar?

No formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br, os consumidores podem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou da empresa representada e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

“As denúncias serão apuradas pela Senacon/MJSP e encaminhadas aos Procons para análise e abertura de eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida”, informa o Ministério da Justiça. Empresas que mais receberam reclamações:

mjsp_05-08_infobannersite_1150x650px-2.png