21/03/2007 - 7:00
MELO, DIRETOR-EXECUTIVO “As opiniões sobre a marca variavam entre o pioneiro e o obsoleto”.
Você se lembra do pager? Pois é. O aparelho pertence a uma categoria jurássica, mais precisamente do início da década de 90, quando o Teletrim chegou ao mercado. O equipamento servia para mandar mensagens, mais ou menos como qualquer celular faz hoje em dia. A marca ficou na cabeça das pessoas e nos cinturões de médicos, mas a Teletrim perdeu sua principal fonte de receita. ?Ficou difícil oferecer novos serviços porque o nome Teletrim estava muito associado ao pager?, diz José Melo, diretor-executivo da Teletrim. A empresa, entretanto, pretende voltar com força ao mercado. Para isso, fez uma pesquisa com 500 consultores e o público em geral no primeiro semestre de 2006. ?O estudo apontou uma dualidade nas opiniões perante a marca, que variava entre o pioneiro e o obsoleto?, afirma Melo.
Com base nesse levantamento, a empresa ganhou uma cara totalmente nova e um sobrenome. Agora é Teletrim Telecom. Na gama de serviços oferecidos pela ?nova? Teletrim estão a aposta no segmento de VoIP, a telefonia pela internet, incluindo-se aí monitoramento de veículos. A Teletrim Telecom chega de olho num mercado que irá somar 1,3 milhão de usuários no Brasil, em 2007. ?O grande apelo do VoIP é a redução de custos?, diz Alexandre Cifarelli, gerente de marketing da Teletrim. Para chegar lá, a empresa investiu na mudança da marca para o público interno e anunciará também na mídia tradicional.
O plano pode ser bom, mas não será fácil voltar ao auge dos anos 90. Apesar de o VoIP ser uma tendência, principalmente entre os consumidores corporativos, as operadoras resolveram oferecer o mesmo serviço aos consumidores. ?Por enquanto não é interessante às operadoras divulgar o VoIP porque o grosso do mercado de telefonia fixa ainda é grande?, diz Eduardo Tude, presidente da Teleco. Porém, aos poucos, os consumidores exigirão esse serviço. Além disso, no Brasil a estrutura de banda larga, condição básica para VoIP, ainda é limitada. Segundo pesquisa do Morgan Stanley, o índice de acesso rápido à internet no País deverá chegar mais próximo ao dos EUA e da Europa em 2008. O crescimento, entretanto, é rápido: os 3% do tráfego via VoIP em 2000 é superior a 15% hoje.
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1,3 milhão de pessoas usarão a telefonia pela internet no Brasil, em 2007 |