O Ministério da Saúde lançou no início deste mês a Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que será dividida em duas etapas e os primeiros a serem vacinados serão os idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde. O dia “D” de vacinação contra o sarampo está marcado para 30 de abril.

A primeira etapa começou no dia 4 de abril e vai até 2 de maio, quando os mais de 45 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil receberão o primeiro público-alvo da campanha. Vale destacar que os trabalhadores da saúde devem receber uma dose de vacina contra a Influenza e, também, atualizar a caderneta caso não tenham tomado o imunizante contra o sarampo.

+ Capital registra caso de sarampo; Estado investiga 25 relatos

Já a segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade. Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

Especialistas destacam que adultos que não sabem se foram vacinados na infância contra o sarampo devem tomar nova dose. Ao Metrópoles, o médico Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), afirmou que a dose a mais não traz riscos para as pessoas que não têm certeza se tomaram o esquema completo.