Esporte

 

Que torcedor de futebol não gostaria de influir nas decisões de seu time de coração? O clube carioca Botafogo, casa dos craques históricos Garrincha e Didi, e agora do holandês Seedorf, ainda não vai, é certo, deixar um torcedor escalar a equipe que entrará em campo. No entanto, para aproximar-se mais da torcida, o clube lançou uma campanha em conjunto com a alemã Puma, a sua fornecedora de material esportivo, para escolher uma frase para estampar em sua camisa, em 2014. Os fanáticos pelo Fogão poderão enviar sugestões de frases com duas ou três palavras, que serão avaliadas por uma comissão julgadora. As cinco mais criativas serão colocadas em votação na internet. O autor da frase vencedora terá direito, além do orgulho de ter a sua sugestão aceita por seu clube de coração, a R$ 3 mil em produtos da Puma.

 

41.jpg

 

 


Campanha


Ligação surreal

 

A TIM divulgou em seu site uma série de mais de 20 vídeos com toques surrealistas para a promoção Chamada Imperdível. Criados pela agência Wieden+Kennedy, os filmes mostram clientes que esperam receber uma ligação premiada. A promoção dará cinco smart­phones e premiará o assinante com R$ 3 mil anuais para o resto da vida.

 

42.jpg

 

 


Marcas


As favoritas das agências

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Nike se mostrou a marca mais desejável para se trabalhar na produção de campanhas de propaganda, em pesquisa feita com publicitários brasileiros. A enquete, realizada pela empresa de recrutamento The Talent Business, colocou a Adidas na segunda colocação e a Volkswagen na terceira.

 

 

 

 

Música


Santo negócio

 

CEO da Geo Eventos, até maio deste ano, o executivo Leo Ganem anunciou a criação da Um Entrete­ni­men­to, para promover músicos cristãos. A empresa terá como sócio Emilio Magnago, ex-diretor-comercial da Som Livre, além de uma parceria com a gravadora Universal Music.

 

43.jpg

 

 

 

Propaganda


Melodrama tailandês

 

Um vídeo tailandês comoveu a internet na semana passada. A propaganda da empresa de telefonia True Move conseguiu mais de seis milhões de visualizações ao contar a história de um garoto que rouba remédios para a sua mãe e é ajudado por um comerciante.

 

44.jpg

 

 

 

Bate-papo


Marcelo Lenhard, fundador e CEO da Hands 

 

O empresário da publicidade organizou, na terça-feira 17, a quarta edição do evento HotPopCorn, que trata de assuntos polêmicos da propaganda. Neste ano, o tema foi verdades inconvenientes.

 

45.jpg

 

O que é uma verdade inconveniente para o setor publicitário?

O conjunto da obra da relação entre contratantes e contratados e a própria sustentabilidade do negócio de comunicação. Em 2009, em plena crise, as grandes empresas passaram a renegociar prazos para pagar pelos trabalhos contratados. Mas o tempo passou e isso continuou. É um caso em que o doente se viciou no remédio.

 

Há outros temas relevantes?

É preciso se discutir se as agências brasileiras têm tido convicção de arriscar em criatividade. Existe um discurso de que as empresas estão se voltando para campanhas de engajamento, mas as faculdades continuam formando pessoas que saem apenas com o conhecimento de fazer campanhas de tevê e anúncios simples.

 

E como as agências podem mudar?

Elas precisam mudar processos. Precisam levar ideias a anunciantes, mesmo sem terem pedido, até como forma de prospecção. Pode ser arriscado, o cliente pode não entender ou não ter verba. Mas isso dará às áreas de planejamento um papel de liderança dentro das agências.