A previsão é de frio nos próximos dias nas regiões sul e sudeste do país. Em áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná as temperaturas podem ficar abaixo de 0º C. O meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia, e o diretor de gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Daniel Dutra, recomendam alguns cuidados para proteção do frio, como se agasalhar e não se expor ao vento.

Confira 7 recomendações que você deve saber para enfrentar os dias frios:

1) Quando acontecerão as temperaturas mais baixas?

“Entre hoje e amanhã, o Rio Grande do Sul pode atingir temperatura próxima a 0º. Em áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná as temperaturas podem chegar a -8º C. Há previsão de neve em São Joaquim (SC), Serra Gaúcha e Gramado. O sul de Minas Gerais e Monte Verde também terão muito frio até o final de semana”, disse o meteorologista Cleber Souza.

2) Quais capitais mais sofrerão?

As capitais Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo são as que mais devem esfriar, chegando a -3º C. O frio segue para Cuiabá e Campo Grande e pode atingir 3º C.

3) Quais regiões turísticas estão esperando mais visitantes?

Pesquisa da Clickbus aponta os destinos São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba como os mais procurados no inverno. De acordo com a plataforma, há mudança na cultura de viagem do brasileiro por causa da pandemia.

4) Bebida alcoólica protege contra frio?

Não. Ingerir bebidas alcoólicas não aquece o corpo. O álcool é um vaso dilatador da pele que, ao se expor ao frio, leva a maior perda do calor, alerta o diretor da Defesa Civil.

5) Qual aquecedor é mais perigoso?

“Acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa é perigoso. Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras ou causar a morte devido à inalação de monóxido de carbono”, explica Daniel Dutra.

6) Cobrir as extremidades na hora de dormir melhora a proteção?

Sim. Utilize agasalhos adequados para não sofrer o risco de hipotermia e use acessórios para proteger as extremidades do corpo, como luvas, gorros e meias.

7) Como devo me alimentar?

Na hora das refeições, dê preferência a sopas e chás quentes que podem ajudar a enfrentar o frio. Consuma frutas e vegetais. Vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar as infeções típicas da estação.