Por José Cortes

PUERTO ESCONDIDO, México, 31 Mai (Reuters) – Pelo menos três pessoas morreram e outras cinco estão desaparecidas após a tempestade Agatha atingir o sul do México, informaram autoridades locais nesta terça-feira.

Aldis López, de 21 anos, e Mario Cruz, de 18, estão entre as primeiras vítimas confirmadas na comunidade de Santa Catarina Xanaguia, no Estado de Oaxaca, que sofreu os piores impactos da tempestade.

Agatha toca o solo na costa sudoeste do México como furacão de categoria 2

Primeiro furacão da temporada do Oceano Pacífico Oriental avança em direção ao sul do México

“Eles estavam soterrados entre rochas e lama”, disse Axel Martínez, porta-voz da agência de proteção civil de Oaxaca, à Reuters.

A Defesa Civil confirmou que uma terceira pessoa morreu na cidade de San Mateo Pinas, uma mulher que foi atingida por um deslizamento. Cinco outras pessoas estão desaparecidas, de acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado.

A tempestade Agatha atingiu o continente como um furacão de categoria 2 na tarde de segunda-feira, com ventos de 169 quilômetros por hora nas proximidades da cidade litorânea de Puerto Angel, na costa do Pacífico, perdendo força enquanto avançava para o interior.

No início de terça-feira, a tempestade havia se enfraquecido para uma depressão tropical com ventos de 45 quilômetros por hora, e deve dissipar até a tarde, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), que alertou sobre enchentes repentinas e deslizamentos de terra em Oaxaca.

Em uma entrevista coletiva, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador disse que iria se reunir com as autoridades e assessores de segurança para monitorar a situação.

(Reportagem adicional de Kylie Madry, Valentine Hilaire, Raul Cortez Fernandez e Brendan O’Boyle)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI4U0Y4-BASEIMAGE