Uma tempestade geomagnética destruiu 40 dos 49 satélites Starlink lançados pela SpaceX na semana passada, divulgou a empresa de Elon Musk, homem mais rico do mundo. Os satélites não conseguiram atingir a órbita e queimam na atmosfera terrestre.

“Os satélites foram significativamente impactados por uma tempestade geomagnética na sexta-feira. Essas tempestades fazem com que a atmosfera se aqueça e a densidade atmosférica em baixas altitudes de implantação aumente”, divulgou a empresa em comunicado.

+ Starlink lança 49 novos satélites de comunicação
+ Satélite da Starlink entra na atmosfera e explosão é vista no Brasil

A tempestade aumentou em até 50% o atrito dos satélites com o ar, o que os impediu de atingir a órbita planejada. A SpaceX acredita que apenas 20% dos satélites enviados devem chegar ao destino com sucesso. Eles foram lançados no último dia 3 de fevereiro, na Flórida.

O site americano CNBC estima que as perdas possam causar um prejuízo de US$ 50 milhões à SpaceX.

A empresa diz que não existe risco de os satélites destruídos causarem danos à Terra ou a outros satélites na órbita da Terra. Starlink é um projeto que deseja oferecer internet global veloz e de baixa latência. Atualmente, há 2 mil minissatélites na órbita da Terra, número que pode chegar a 12 mil nos próximos anos.

Restos dos satélites foram registrados por câmeras em Porto Rico: