27/04/2011 - 7:00
As tempestades que atingem o centro e o sul dos Estados Unidos mataram ao menos 43 pessoas, sendo 25 no estado americano do Alabama, informaram nesta quarta-feira os serviços de emergência.
O serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service) fez um novo alerta, advertindo para o “alto risco” de tornados, granizo, inundações súbitas e raios em algumas regiões do Alabama, Georgia e Mississipi, no sul do país.
De um total de 50 estados, 21 foram afetados pelos temporais – uma região que vai dos Grandes Lagos, no extremo norte do país, até o Golfo do México, no sul.
No Arkansas (centro), outro estado muito atingido, os tornados e enchentes deixaram 11 mortos, declarou à AFP Renee Preslar, porta-voz do Departamento de Emergências do Arkansas.
“Há árvores caídas, cortes de energia, casas destruídas (…) e muitas regiões alagadas”.
As tempestades mataram ainda cinco habitantes do Mississipi e dois do Missouri, segundo fontes oficiais.
Foram registrados mais de 50 tornados e, em algumas regiões, precipitações de até 45 cm entre sábado e terça-feira.
Centenas de pessoas foram evacuadas no Missouri (centro), após o rompimento de diques do Rio Black, próximo à localidade de Poplar Bluff.
Imagens da televisão americana mostram equipes de resgate enfrentando a forte correnteza para salvar pessoas bloqueadas pelas águas.
“Estou feliz que minha família esteja sã e salva”, declarou um habitante de Poplar Bluff, Chris Pigg, que passou a noite com os parentes em um abrigo temporário.
A previsão é de uma breve calmaria para quinta-feira e sexta-feira, antes da chegada prevista, para sábado, de uma nova tempestade.
mso/cw/sd/LR