17/12/2002 - 8:00
Principal ingrediente da cozinha mediterrânea, o azeite transformou-se em iguaria refinada e cultuada com direito a templos próprios de consumo. A melhor tradução disso é a Olivers & Co, rede francesa de butiques de azeite com filial nos Jardins, área nobre de São Paulo. Andar na Olivers & Co é uma viagem pelas oliveiras do Mediterrâneo. Lá é possível achar as melhores seleções de extra virgem vindas, por exemplo, da França, Itália, Grécia ou Espanha. Há opções para todos os gostos. Entre as especialidades estão os macerados, produzidos com ervas (como manjericão), trufas negras, pimenta ou limão.
Naquela vastidão de vidros e latas de azeite de diversos tamanhos e cores, você vai deparar-se com produtos exclusivos que variam de acordo com o país produtor e a safra colhida. Os extra virgem provêm da primeira extração da prensagem das azeitonas. A partir da segunda, as olivas recebem água no processo e o óleo perde a qualidade. Quem avalia tudo isso são o oleólogos, responsáveis pela seleção das colheitas que irão suprir as 50 lojas da rede no mundo.
Esse tratamento especial, até há pouco tempo concedido só a produtos como o vinho, fez do azeite uma especiaria valiosa. E assim como os vinhos, os azeites franceses são os mais caros. Alguns chegam a custar R$ 89,20 em embalagens de meio litro, como o Moulin de Pénitents, que tem um leve sabor apimentado e vem da região francesa da Provence. Mas, se a intenção é agradar ao paladar, o sabor importa bem mais que o preço. Tanto que o produto mais vendido da loja é um galheteiro (também chamado de nascelles, do francês) com três tipos de óleo, para combinar com pratos variados. Os preços vão de R$ 230,60 a R$ 269,80. ?Nossos clientes se orgulham de poder colocar à mesa mais essa opção a seus convidados. Isso permite que eles experimentem combinações diferentes?, diz o proprietário da casa, Alberto Rebollo.
|