Enquanto a choradeira é regra geral na indústria brasileira, por conta da paradeira nos negócios, a gaúcha Full Gauge Controls, fabricante de soluções em automação para refrigeração, aquecimento e climatização, de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, não tem do que se queixar. Fundada há 30 anos por dois ex-funcionários da Petrobras, Antonio Gobbi e Flavio Perger, a empresa, que faturou R$ 51,9 milhões  em 2015, registrou um crescimento real no mercado interno, já descontada a inflação, de 4%. 

Os ventos também foram favoráveis lá fora, com aumento de 14% nas receitas. Segundo Gobbi, responsável pela diretoria comercial, o mercado externo responde por 35% das vendas da Full Gauge.

Para 2016, Gobbi projeta o dobro de crescimento no mercado interno, além de mais quatro pontos percentuais no exterior, com exportações para os Estados Unidos, Canadá, Colômbia, África do Sul, México, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, além do Oriente Médio. 

“Em 2016, queremos ampliar ainda mais não só esses mercados, mas as exportações como um todo”, diz Gobbi. “Somos uma marca consolidada na Colômbia, México e em todo Oriente Médio, mas ainda temos muito o que explorar.” A estratégia da empresa é estreitar o corpo a corpo com os distribuidores nesses países e participar com stands próprios em feiras importantes, como a AHR Expo, nos Estados Unidos, a Chillventa, na Alemanha, e a ARBS, na Austrália.