A plataforma de e-commerce Temu avançou de posição pelo segundo mês consecutivo no ranking de acessos produzido pela agência Conversion e contabilizou em abril o segundo maior número de acessos do segmento no país. A empresa aparece atrás apenas do Mercado Livre.

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O crescimento da Temu no mês foi de 25,8%, uma quantia bastante expressiva para uma plataforma com menos de um ano de atuação no país. Com um aumento de 56 milhões, a chinesa alcançou 276 milhões de acessos e conquistou assim 9% do marketshare entre os marketplaces.

Veja o ranking completo com os dados do marketshare de cada plataforma:

Reprodução/Conversion

Segundo a Conversion, as 10 empresas listadas detém juntas 54,7% de toda a audiência do e-commerce no Brasil.

Os dados de acesso compilados pela Conversion referem-se a acessos feitos no Brasil a partir de dispositivos mobile, desktop e aplicativos Android. Dados de dispositivos móveis iOS não estão disponíveis.

Juntos, sites e aplicativos do segmento tiveram 2,76 bilhões de acessos no mês, quantia ligeiramente menor do que os 2,78 bilhões registrados em março. Em 12 meses, foram 32,6 bilhões.

Temu tem menos de um ano no país

O desempenho da Temu surpreende sobretudo pelo modo acelerado que ocorre: a empresa desembarcou no Brasil há menos de um ano, em 6 de junho de 2024. Propriedade do grupo chinês Pinduoduo (PDD), a Temu oferece uma grande variedade de produtos — que inclui vestuário, eletrônicos e alimentos.

A empresa tem adotado uma estratégia de marketing agressiva, com distribuição gratuita de produtos e cupons de desconto de altos valores para novos clientes.

A plataforma consegue preços baixos pois funciona exclusivamente como intermediária, completando entregas diretamente de varejistas chineses. Assim, apesar de um tempo de entrega mais longo, os produtos permanecem extremamente competitivos.