A Adidas e a fábrica europeia de porcelana Meissen criaram um modelo único de tênis que foi vendido por US$ 126 mil em leilão no dia 16 de dezembro. O valor será revertido para o Museu do Brooklyn em Nova York, com o objetivos de apoiar os jovens na obtenção de educação artística.

A peça foi uma homenagem ao icônico ZX8000. O novo tênis levou mais de um ano para ser desenvolvido e outros seis meses para criar os detalhes da estampa feita à mão por quatro pintores da Meissen.

+ Chanel N°5 completa 100 anos
+ Pandemia afeta tradicional leilão de atum de Ano Novo no Japão

Os detalhes estilizados de cerâmica são costurados na lingueta, no calcanhar e nas três listras (marca registrada da Adidas) dos tênis.

De acordo com a Click Museus, os elementos da arte de porcelana presentes na peça foram inspirados no vaso Krater da marca, criado por Ernst August Leuteritz em 1856.

Para quem não pode arrematar a peça exclusiva,  a Adidas criou uma versão econômica, que  já está esgotada na maioria das lojas. No Brasil nem foi comercializado oficialmente. Segundo a Nossa, o modelo começou a ser vendida há um mês por US$ 160 e conta com menos detalhes nas estampas inspiradas na porcelana da Meissen,