O terceiro caso de infecção da variante Ômicron no Brasil foi confirmado na manhã desta quarta-feira (1) pela Secretaria de Estado de São Paulo. Um passageiro que chegou ao Aeroporto de Guarulhos, vindo da Etiópia, testou positivo à Covid-19 mesmo com as duas doses de vacina da Pfizer.

O Instituto Adolfo Lutz analisou geneticamente o caso e confirmou a nova variante.

+ OCDE reduz previsão de crescimento global e alerta para risco da ômicron
+ Redução de temores sobre Ômicron e PEC dos Precatórios derrubam dólar ante real

Os dois primeiros casos da nova cepa do coronavírus foram confirmadas na tarde desta terça (30) após análise do Hospital Israelita Albert Einstein. Foram infectados um casal que chegou ao Brasil depois de deixarem a África do Sul com testes de PCR negativos. Ambos estavam protegidos pela vacina da Janssen.

A Secretaria de Estado de São Paulo também pede à população que siga utilizando medidas preventivas contra o coronavírus: máscara de proteção, higienização das mãos (sabão ou álcool em gel) e principalmente vacinação contra a Covid-19.

“É importante salientar que o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo. Aproveitamos para reforçar a importância da vacinação, principalmente aquelas 3,9 milhões de pessoas que ainda não tomaram a sua segunda dose, pois somente desta forma estarão totalmente protegidas”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Maiores de idade que completaram o ciclo vacinal (segunda dose ou dose única) há mais de 5 meses devem tomar a dose de reforço.