18/11/2013 - 3:16
Terminou às 16h desta segunda-feira 18 o prazo para que interessados nos aeroportos de Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerias, entregassem suas propostas. Os leilões dos terminais acontecerão simultaneamente na sexta-feira 22, às 10 da manhã, na Bolsa de Valores de São Paulo. As concessões em infraestrutura são a aposta do governo para destravar a economia em 2013, que espera arrecadar R$5,72 bilhões com os dois aeroportos. O governo também planeja conceder 270 terminais regionais.
GALEÃO: Terá oferta mínima de R$ 4,828 bilhões
Pelo menos dois consórcios já manifestaram interesse: Invepar vai disputar junto com outros parceiros o terminal Galeão e Confins. Como a empresa já tem a concessão do aeroporto de Guarulhos, sua participação fica limitada a 15%. Outro consórcio é o formado pela Odebrecht com a operadora de Cingapura Changi. De acordo com a Agência Estado, também participarão da disputa: EcoRodovias e Fraport (operadora do aeroporto de Frankfurt), CCR e as operadoras suíça Flughafen Zurich (Zurique) e alemã Flughafen München (Munique); Queiroz Galvão e Ferrovial (Heathrow, Londres); Carioca Engenharia e GP Investimentos com as operadoras ADP (Paris) e Schipol (Amsterdã); as construtoras Fidens e Galvão, com Grupo Libra e a ADC/HAS (Houston). A Infraero vai participar com 49% do consórcio vencedor.
Pelas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só poderão participar do leilão consórcios de empresas com pelo menos um operador com experiência na operação de aeroportos com movimento superior a 22 milhões de passageiros por ano para o Galeão e de 12 milhões de passageiros por ano para Confins.
Galeão – Antônio Carlos Jobim, Rio de Janeiro
Lance mínimo: R$ 4,828 bilhões
Investimentos estimados: R$ 5,7 bilhões
Tempo de concessão: 25 anos (prorrogável uma vez por até 5 anos)
Demanda estimada: A Anac projeta uma demanda de 60 milhões de passageiros/ano em 2038 (fim da concessão). Anualmente, o terminal recebe 17,5 milhões de passageiros e é o segundo mais movimentado do país.
Melhorias previstas: construção de 26 pontes de embarque até 30/04/2016; construção de estacionamento com capacidade mínima para 1.850 veículos (fim de 2015); adequação das instalações para armazenamento de carga (para jogos olímpicos de 2016); ampliação do pátio de aeronaves até 30/04/2016; construção de sistema de pistas independentes até atingir o gatilho de 262.900 movimentos/ano.
Confins – Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Minas Gerais
Lance mínimo: R$ 1,096 bilhão
Investimentos estimados: R$ 3,5 bilhões
Tempo de concessão: 30 anos
Demanda estimada: Hoje com 10,4 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Confins deve movimentar 43 milhões de passageiros/ano até 2043 (fim da concessão)
Obras obrigatórias: Construção de novo terminal de passageiros com no mínimo 14 pontes de embarque até 30/04/2016 e vias terrestres associadas; ampliação do pátio de aeronaves até 30/04/2016; construção da segunda pista independente até 2020 ou gatilho de 198.000 movimentos/ano.
Leilões anteriores
Em fevereiro de 2012, foram leiloados os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos (Campinas). O maior ágio foi no aeroporto de Brasília (673,39% sobre o preço mínimo de R$ 4,51 bilhões), com uma oferta feita pelo Consórcio Inframérica. O aeroporto de Guarulhos teve o segundo maior ágio, de 373,51%, cujo consórcio vencedor foi o Invepar-ACSA, com uma oferta de R$ 16,21 bilhões. Em terceiro lugar, o Consórcio Aeroportos Brasil arrematou o aeroporto de Campinas, com oferta de R$ 3,821 bilhões, 159,75% acima do preço mínimo. O leilão teve ágio médio de 347,9%.
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, concedido em 2011 obteve ágio de 228,82%. O grupo vencedor, Consórcio Inframérica, ofereceu R$ 170 milhões para ter o direito de construir o aeroporto.
(Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil)
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