A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, fechou 2022 com a maior movimentação de sua história. Foram transportados 1,16 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), volume 5% superior ao de 2021, com 1,1 milhão de TEUs. Segundo James Cao, CEO da TCP, o resultado é fruto também de investimentos para melhor atender importadores, exportadores e armadores.

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“Nossa estrutura ampliada possibilitou ao time operacional da TCP atingir níveis recordes de produtividade, resultando em mais navios sendo operados com maior rapidez, além da redução significativa no número de omissões”, disse o executivo. “Em 2023, a empresa pretende potencializar o parque de equipamentos e a  capacidade de recebimento de cargas.”

Nas exportações, o destaque foi para o segmento de congelados, carro-chefe da empresa, que possui o maior número de tomadas para contêineres refrigerados entre os terminais brasileiros. Foram 208,4 mil TEUs, número 8% maior do que em 2021. “Um dos investimentos a ser consolidado em 2023 é a expansão do número de tomadas para contêineres Reefer, dos atuais 3,5 mil para 5,1 mil. Isso nos concretizará como líder absoluto em infraestrutura para o mercado de carnes na América Latina”, disse o CEO

O aumento nas exportações também foi motivado pelo incremento do transporte via ferrovia. Um em cada cinco contêineres chega ao terminal pelos trilhos, um grande diferencial logístico, tendo em vista o acesso direto em zona alfandegada. Foram movimentados 189 mil TEUs pelo modal, um aumento de quase 40% na comparação anual.

Já sobre as importações, defensivos agrícolas cresceram 136% em relação ao ano anterior, no total de 21 mil contêineres em 2022, motivados pela liberação de novas licenças de importação e diferenciais logísticos da TCP. Também foram registrados aumentos nas importações de painéis solares e geradores fotovoltaicos, com 45% de crescimento.

A produtividade de navio subiu expressivamente em 2022 no terminal. Em outubro, a empresa alcançou 202 movimentos por hora (MPH) em um navio, maior produtividade já registrada pela empresa. Segundo o CEO, o aumento do calado operacional e suporte das autoridades portuárias foi fundamental. “O tempo de espera para atracação em nosso terminal caiu de mais de 13 horas em 2021, para 7 horas apenas”, disse o CEO.

Investimentos

Além da ampliação do número de tomadas para contêineres Reefer, a TCP prepara um pacote de investimentos para 2023 que contempla a expansão de gates de acesso ao terminal, aplicativo para caminhoneiros e novos caminhões para transporte interno de cargas. No ano passado, a empresa comprou 11 guindastes do tipo RTG (Rubber Tyred Gantry), conhecidos como transtêineres, que devem chegar ao terminal durante este ano. A TCP também investe em uma subestação de energia para sustentar todas as expansões.