O presidente do provedor de internet Terra, Fernando Madeira, passou a última semana relembrando lições de escola sobre números primos. Ao revirar alguns papéis, ele descobriu que era o funcionário número 7 da companhia que hoje dirige. Também soube que a partir de agora é a empresa número 1 do setor no Brasil. O Terra alcançou no final de julho a marca de 1,4 milhão de assinantes pagos e colocou em segundo lugar o Universo Online que declara ter mais de 1,3 milhão de clientes. Nos últimos três anos, o Terra concentrou esforços e recursos na captação de assinantes de banda larga, um mercado que dobra a cada ano, contra o crescimento quase vegetativo de quem usa as conexões tradicionais, conhecidas como dial-up. ?Devo a liderança à banda larga?, afirma Madeira, que tem 50% dos clientes acessando a rede por esse tipo de conexão. A expectativa é chegar em dezembro com 1,7 milhão de usuários, sendo 700 mil de banda larga. Procurado por DINHEIRO, o UOL não se manifestou. Apenas informou o seu número de clientes.

Desde o início da operação comercial da internet no Brasil, os dois provedores disputaram a liderança. Entre 1995 e 1997, o Terra, que originalmente se chamava Nutecnet, em seguida ZAZ e por último Terra após a compra pelo grupo espanhol Telefonica, esteve na frente. Perdeu o posto quando o UOL se posicionou como a principal empresa de conteúdo de internet no País. A situação voltou a ser favorável aos espanhóis há três anos, com o desembarque da tecnologia de banda larga. Os executivos do Terra viram no acesso de alta velocidade uma oportunidade de alcançar a liderança. O provedor apostou em conteúdo diferenciado, fez um acordo com a Disney e iniciou uma arrojada campanha para converter a sua base de clientes dial-up. Quem aceitou mudar de plano ganhou condições especiais. O UOL tentou seguir o mesmo caminho, mas foi vítima do próprio sucesso. Como era a empresa com o maior número de clientes de acesso tradicional foi quem mais perdeu com o advento da internet gratuita ? hoje 75% dos acessos dial-up são originados dentro do modelo gratuito ?, a operação montada pelas operadoras de telefonia para aumentar o tráfego nas suas redes. Atacado de um lado e vendo o Terra crescer na banda larga de outro, o UOL tentou manter a liderança, mas perdeu fôlego e o primeiro lugar.