Um Tesla Model Y foi flagrado colidindo contra um jato particular num vídeo postado no Reddit. Aparentemente o carro estava circulando em modo autônomo quando se chocou com a aeronave.

O vídeo, que parece ser de uma das câmeras de segurança do campo de aviação Felts Field, mostra o Tesla se deslocando lentamente em direção a um Cirrus Vision, jatinho com valor estimado em US$ 3 milhões (cerca de R$ 14,8 milhões). Sem parar ou desviar, o carro atinge o avião em baixa velocidade e ainda o empurra, girando a aeronave em 90º.

+ Presidente do Twitter diz a funcionários que futuro é incerto após compra da empresa por Musk

Logo na sequência, três pessoas aparecem na imagem com uma delas segurando um telefone, um indício que ele controlava o carro através da função Smart Summon.

Função Beta

Segundo o manual do proprietário do Tesla Y, essa função foi “projetada para permitir que você mova o Model Y para sua localização (usando o GPS do seu telefone como ponto de destino) ou para um local de sua escolha, manobrando e parando para objetos conforme necessário.”

Mas o fabricante também destaca que a Smart Summon é “uma funcionalidade BETA. Você deve monitorar continuamente o veículo e seus arredores e estar preparado para tomar medidas imediatas a qualquer momento. É responsabilidade do motorista usar o Smart Summon com segurança, responsabilidade e conforme pretendido.”

O fabricante ainda alerta que neste modo, o veículo pode não parar para todos os objetos, principalmente os mais baixos como um meio-fio, ou mais altos como uma pratelereira.

Confira o vídeo: