XANGAI (Reuters) – A fabricante de veículos elétricos Tesla reduziu os preços iniciais do Model 3 e do Model Y em até 9% na China, revertendo uma tendência de aumentos em todo o setor em meio a sinais de diminuição da demanda no maior mercado automotivo do mundo.

Os cortes de preços, publicados nesta segunda-feira em listas no site da empresa na China, são os primeiros da Tesla no país em 2022. O movimento também vem após a companhia começar no mês passado a oferecer incentivos limitados aos compradores que optam por seu seguro.

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O preço inicial do sedã Model 3 foi reduzido para 265.900 iuans (36.727 dólares), de 279.900, enquanto o do utilitário esportivo Model Y caiu para 288.900 iuans, de 316.900.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse na semana passada que “uma espécie de recessão” estava em andamento na China e na Europa.

Musk ainda afirmou que a demanda estava forte no trimestre atual e disse esperar que a Tesla seja “resistente à recessão”.

O China Merchants Bank International (CMBI) disse que os cortes de preços da Tesla sublinharam o crescente risco competitivo para os fabricantes de veículos elétricos na China, com projeções de desaceleração nas vendas em todo o setor em 2023.

“Os cortes de preços ressaltam a possível guerra de preços que temos enfatizado desde agosto”, disse Shi Ji, analista do CMBI.

A montadora norte-americana e vários rivais chineses aumentaram os preços algumas vezes desde o ano passado, em meio à elevação dos custos das matérias-primas. Porém, a Tesla também ajustou regularmente os preços dos veículos na China, incluindo reduções, para refletir subsídios do governo.

A Tesla disse à Reuters que está ajustando os preços de acordo com os custos. A utilização da capacidade da fábrica em Xangai melhorou, enquanto a cadeia de suprimentos permanece estável, apesar do impacto econômico das rigorosas restrições contra Covid-19 na China.

(Por Zhang Yang e Brenda Goh)