A Tesla dobrou os descontos oferecidos em seus veículos elétricos Modelo 3 e Modelo Y entregues nos EUA este mês, de acordo com seu site, alimentando a preocupação de que a demanda por automóveis da montadora de Elon Musk possa estar diminuindo.

“Receba a entrega de um novo Modelo 3 ou Modelo Y entre 21 e 31 de dezembro de 2022 por um crédito de US$ 7.500 e 10.000 milhas de Supercharger grátis”, diz o fabricante de EV em seu site. Os créditos de cobrança também se aplicam aos veículos Modelo S e Modelo X, mas não ao desconto de US$ 7.500.

+ Tesla congelará contratações e dispensará funcionários no próximo trimestre, diz site

+ Com foco na indústria além do Twitter, meta do preço de ação da Tesla é cortada

+ Tesla deve anunciar fábrica de até US$1 bi no México em breve, diz jornal

Os descontos são comuns no setor automotivo, mas os US$ 7.500 que a Tesla está oferecendo agora se destacam neste ambiente atual, porque a indústria automobilística conseguiu, em grande parte, recuar em tais programas de incentivo nos últimos anos, com uma contínua escassez de carros impulsionada por restrições da cadeia de oferta.

“Os descontos do fabricante aumentaram ligeiramente em relação ao mês anterior, no entanto, eles permanecem historicamente suprimidos”, disse Thomas King, presidente da divisão de dados e análises da J.D. Power. Em média, as montadoras gastaram US$ 1.187 por veículo em tais promoções em dezembro, e alguns rivais da Tesla aumentaram os preços de alguns modelos.

Musk frequentemente se vangloria de como a Tesla se destaca das montadoras tradicionais por não depender do tipo de ferramentas de marketing, como anúncios ou descontos, para aumentar a demanda.