Por Daniel Wiessner

(Reuters) – Os advogados da Tesla vão pedir nesta quarta-feira que um juiz arquive a acusação da agência de direitos civis da Califórnia de discriminação racial generalizada pela montadora em uma de suas unidades.

O juiz do Tribunal Superior da Califórnia, Evelio Grillo, em Oakland, realizará uma audiência sobre o pedido da Tesla pelo arquivamento do processo. A empresa, que enfrenta uma série de outros processos de discriminação movidos por funcionários, afirma que o caso tem motivação política.

O Departamento de Direitos Civis do Estado da Califórnia (DCR, na sigla em inglês) disse em uma queixa apresentada em fevereiro que a fábrica da Tesla em Fremont era um local de trabalho racialmente segregado, onde funcionários negros eram assediados e discriminados em termos de atribuições de trabalho, disciplina e remuneração.

A Tesla negou irregularidades e seus advogados não responderam a um pedido de comentário na terça-feira. O DCR também não respondeu.

Em seu pedido pelo arquivamento do caso, a Tesla disse que a agência desrespeitou suas obrigações sob a lei estadual ao entrar com a ação sem notificar a empresa de todas as reivindicações ou dar a chance de um acordo.

A agência respondeu que, antes de processar, seguiu todos os seus procedimentos internos, incluindo dar à Tesla a oportunidade de entrar na mediação.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7N0P8-BASEIMAGE